domingo, 10 de março de 2019

ARSLVT | Saúde Oral para Todos

ACES Oeste Norte lança consultas de Medicina Dentária.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa  informa que, a partir desta semana, os utentes dos centros de saúde locais dos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha e Óbidos podem usufruir de consultas de Medicina Dentária.
O acesso à consulta depende da referenciação do médico de família e destinam-se prioritariamente a adultos com diabetes, doença cardíaca e oncológica e grupos vulneráveis. Com esta medida pretende-se dar resposta a uma necessidade de saúde bem identificada e essencial para o bem-estar físico, mental e social da população.
Pela importância que adquire no bem-estar pessoal, a Saúde Oral deve fazer parte dos cuidados preventivos e de proximidade e daí o investimento do Ministério da Saúde no «Saúde Oral para todos». Através deste programa, que conta com a colaboração das Câmaras Municipais para dotar de equipamento os gabinetes de Medicina Dentária dos centros de saúde, pretende-se que até junho de 2020 todos os municípios do país tenham pelo menos um consultório de dentista.
«No caso do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, os gabinetes de Alcobaça, Caldas da Rainha e Óbidos são os primeiros do ACES, pelo que é um marco importante. A partir de agora conseguimos disponibilizar à população destes concelhos mais uma especialidade clínica que certamente se transformará numa mais-valia», refere Ana Pisco, Diretora Executiva do ACES Oeste Norte.
As duas médicas dentistas e duas assistentes contratadas em regime de prestação de serviços pela ARSLVT passam a estar dois dias por semana em cada um dos centros de saúde. Estima-se que em março seja possível alargar as consultas ao Centro de Saúde de Peniche, onde atualmente decorrem obras de beneficiação. Para uma segunda fase estão agendados os consultórios dos centros de saúde do Bombarral e Nazaré.
Recorde-se que nos seis concelhos da área de influência do ACES Oeste Norte há higienistas orais que dão resposta a crianças e jovens, nomeadamente na área dos cheques-dentista e Saúde Escolar.
Na ARSLVT, existem atualmente 39 gabinetes Medicina Dentária.
O ACES Oeste Norte presta de cuidados de saúde primários à população dos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche, num total de cerca de 200 mil utentes e de uma área territorial de 1.052 Km2, visando a obtenção de ganhos em saúde para essa população.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário