domingo, 10 de março de 2019

Presidente da CIM Região de Coimbra destaca importância do Euro na coesão europeia

A importância do Euro enquanto símbolo de unidade, soberania e estabilidade na Europa foi destacada pelo presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde, na sessão de abertura da conferência "20 Years of the Euro: Achievements and Challenges", que decorreu em Sevilha, Espanha, uma organização em parceria com o Centro de Informação Europe Direct Região de Coimbra, promovido pela CIMRC.
O “Euro é uma das maiores histórias de sucesso na Europa, com manifesto impacto nas duas primeiras décadas da sua existência”, afirmou João Ataíde, reafirmando que “a moeda única permitiu a todos os estados membros assumir um papel importante que as moedas nacionais normalmente não conseguiriam por si só. A moeda única tornou visível a contenção da inflação e a exigência da manutenção de valores de referência para o déficit público e dívida pública como patamar para alcançar a necessária estabilidade, sem olvidar outros fatores como o estímulo ao comércio interno dentro da zona do euro, a facilidade de circulação na Europa e a promoção do desenvolvimento de métodos de pagamento mais seguros”.
O presidente da CIMRC reafirmou a “importância da Europa e dos europeus, enquanto garante da coesão social, através da realização de um trabalho de melhoria contínua como meio de superação e supressão de problemas como o combate ao desemprego, desequilíbrios sociais, investimento ainda mais forte nos jovens, e da participação cívica nas eleições europeias, como garante de um futuro mais auspicioso para as gerações futuras. O processo Brexit serviu de exemplo para evitar cenários políticos capazes de colocar em risco a coesão da União Europeia.
A conferência que comemora duas décadas de moeda única na UE resulta de uma parceira do CIED RC com o Centro de Documentación Europea de la Universidad de Sevilla e a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e conta com oradores provenientes de várias universidades europeias, nomeadamente António Portugal e o Pedro Bação da Universidade de Coimbra.
O euro foi introduzido no início de 1999, primeiro em formato eletrónico na banca e pagamentos, e três anos depois sob a forma de notas e moedas. A moeda comum tornou mais fácil para as pessoas comparar os preços além-fronteiras, fazer compras e viajar, e fazer economias em uma moeda estável. Abriu, também, mais oportunidades para as empresas, pois os custos e a incerteza de lidar com as taxas de câmbio oscilantes desapareceram. O euro é, atualmente, a moeda oficial em 19 países da União Europeia (UE). Desempenha, igualmente, um importante papel internacional: em 2017, foi utilizado em 36% dos pagamentos internacionais, perdendo apenas para o dólar dos EUA (que foi utilizado em 40% dos pagamentos).

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário