segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Câmara de Águeda oferece Pinheiros de Natal ecológicos


As “pequenas árvores” resultam de operações de desbaste e de limpeza de espaços públicos e podem ser solicitadas através dos serviços camarários

O Natal está a chegar e com ele uma das tradições que encanta miúdos e graúdos, a decoração da árvore de Natal. E se, este ano, ao invés de uma qualquer árvore sintética, escolhesse um pinheiro natural? Essa é a proposta da Câmara Municipal de Águeda, que, à imagem do que já tem feito em anos anteriores, disponibiliza estas árvores que podem ser solicitadas, de forma gratuita, na Divisão de Proteção Civil, Espaços Verdes e Higiene Pública (através do e-mail dv-peh@cm-agueda.pt).

Esta campanha resulta de operações de desbaste e de limpeza de espaços públicos. São, por isso, uma opção a ter em conta e que é amiga do ambiente, já que os pinheiros são naturais e, consequentemente, biodegradáveis e sem pegada ecológica.

Hoje, mais do que nunca, as preocupações ambientais devem ser consideradas nas várias opções de consumo, pelo que a escolha de uma árvore de Natal ecológica e sustentável permite aliar a tradição e todo o seu simbolismo com a sustentabilidade ambiental. E acresce que é grátis, fácil e está a distância de um simples “clic”.

O fabrico de uma árvore artificial à base de metal e plástico produz elevadas quantidades de dióxido de carbono, é muito poluente e não é reciclável; o seu destino é ficar em aterros sanitários durante longos anos. Do lado oposto, os pinheiros oferecidos pela Câmara Municipal são naturais e resultam de operações controladas de desbaste, provenientes do ordenamento das zonas florestais do Concelho e/ou da limpeza de espaços públicos.

Para além do ponto de vista ambiental, estes pinheiros têm uma característica que nenhum outro pode superar, o seu cheiro inconfundível, que impregna as habitações de um aroma a Natal, criando uma atmosfera mágica.

As árvores oferecidas pela Câmara de Águeda estarão disponíveis em três tamanhos: até 0,80m, até 1,50m e até 2,00m.

Os interessados num destes pinheiros naturais, poderão manifestar o seu interesse através do email dv-peh@cm-agueda.pt ou pelos telefones 234 610 070 ou 800 203 197. As entregas serão realizadas todas as sextas-feiras, a partir do próximo dia 27 de novembro e até ao dia 11 de dezembro, junto à entrada da garagem da Autarquia.

Imagem: Gazeta Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário