quinta-feira, 11 de março de 2021

Ansião terá mais um ponto de interesse turístico


O Município de Ansião irá instalar na aldeia de Granja, freguesia de Santiago da Guarda, um Equipamento de Apoio à Visitação como mais um projeto de valorização turística do território.

Com um investimento a ascender os 30 mil euros, o equipamento consistirá num posto de informação que pretende requalificar o local e valorizar a sua identidade enquanto aldeia de calcário e os seus produtos endógenos, nomeadamente agrícolas.

Integrada na Rede de Aldeias de Calcário, projeto a ser desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó e pelos seis municípios associados, entre eles o de Ansião, a intervenção visa criar condições de atratividade para quem visita a aldeia, centro de peregrinação na região de Sicó, atravessado pelo Caminho de Santiago e pelos Caminhos de Fátima.

A melhoria das condições dos peregrinos trará benefícios diversos para o território e para a aldeia em particular, nomeadamente a valorização do património histórico, cultural e natural, o enaltecimento da produção local e o enriquecimento do peregrino como turista e da população habitante da aldeia.

O projeto da Rede de Aldeias de Calcário, que engloba doze aldeias dos seis municípios, contemplando também a aldeia de Aljazede, na freguesia de Alvorge, tem envolvido o trabalho dos alunos do Mestrado Integrado de Arquitetura, no âmbito de um protocolo de colaboração institucional entre a Terras de Sicó e o Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra.

Este trabalho de investigação, liderado pelo Professor Adelino Gonçalves, teve início com a sua apresentação pública em Ansião, no passado mês de setembro, no âmbito da iniciativa “De volta ao rural ou como reforçar a coesão da cidade regional?”, que tem como objetivo delinear estratégias para as aldeias de calcário com vista à sua valorização turística e à coesão territorial e social entre as diferentes aldeias de calcário de Sicó.

Associado a este projeto de valorização turística do Maciço de Sicó, estão o da Área de Paisagem Protegida de Sicó e o processo, ainda em fase inicial, de classificação dos muros de pedra seca como Património Cultural e Imaterial da Humanidade da UNESCO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário