quinta-feira, 11 de março de 2021

Projeto de plantação de 11.200 árvores decorre no concelho de Leiria


O Município de Leiria promoveu esta quinta-feira a plantação de duas centenas de árvores, em mais uma etapa do projeto “Plantar uma Árvore, Cuidar o Futuro” que prevê a plantação de um total de 11.200 árvores em todo concelho em 2021.

A ação decorreu na União das Freguesias de Marrazes e Barosa, e nas freguesias de Amor e Parceiros.

O objetivo destas ações é criar e manter florestas urbanas nativas no território, tal como recuperar as áreas ardidas, degradadas ou subaproveitadas com a plantação de espécies autóctones, e sensibilizar para a importância de criar e manter os espaços verdes do concelho.

Entre as espécies a plantar encontram-se o acer, freixo, amieiro, cerejeira brava, sobreiro, azinheira, nogueira, oliveira, castanheiro, medronheiro, pinheiro manso, carvalho, cedro e aveleira.

Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, destaca que se trata de um projeto desenvolvido em parceria com as juntas de freguesias com o objetivo de tornar o concelho mais verde e promover uma consciencialização da população para as questões ambientais.

“Pretendemos continuar a apostar na construção de um concelho mais rico em termos ambientais”, destacou durante a ação.

Ana Valentim, vereadora da Ação Social e Espaços Verdes, realçou que a escolha dos locais de plantação foi efetuada em articulação com as juntas de freguesia, privilegiando as espécies autóctones.

“Neste momento estamos com um índice de plantação de três árvores por cada abate, sendo objetivo aumentar ainda mais este valor”, explicou, acrescentando que a remoção de árvores só é efetuada em circunstâncias devidamente justificadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário