terça-feira, 9 de novembro de 2021

Ansião assinala Dia Mundial da Bolota


O Município de Ansião volta a destacar o Dia Mundial da Bolota, assinalado a 10 de novembro, com o objetivo de consciencializar a população para a importância da floresta autóctone em Portugal, particularmente para a mancha de carvalho que abrange parte dos concelhos de Ansião e de Alvaiázere, e cujo fruto é a bolota.

Cada vez mais a bolota é vista como um superalimento, que tanto pode ser usado na alimentação animal como na dieta humana, reconhecidas que são as suas propriedades antioxidantes. São também muitos os novos produtos à base a bolota, alimentares e de cosmética, que começam a ser comercializados.

Como forma de assinalar esta data, o Município de Ansião promove duas iniciativas. No dia 10 de novembro, dinamizar-se-á, no Centro Cultural de Ansião, pelas 15h00, a oficina de culinária “Bolota à Mesa” e, pelas 21h00, será feita a reposição de trabalhos audiovisuais relativos à bolota e à confeção de produtos alimentares com farinha de bolota, nas redes sociais do município.

No dia 15 de novembro será dinamizado o webinar “Bolota: Conhecer, Valorizar e Inovar”, que conta com a participação de Paula Nicolau, da Universidade Aberta, Daniel Marques, Biólogo, e Ana Fonseca, da Confraria Ibérica da Bolota. A moderação estará a cargo de João Paulo Forte, da Universidade de Évora.

Este seminário pretende dar a conhecer as características biológicas da bolota, a sua importância para a biodiversidade e todo o seu potencial para a valorização do território e para a criação de produtos inovadores.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, através do link https://bit.ly/305IHH3

Nenhum comentário:

Postar um comentário