terça-feira, 9 de novembro de 2021

Câmara de Águeda leva educação ambiental às escolas do concelho

Atividades lúdico-pedagógicas iniciaram na quinta-feira passada e prolongam-se até final do ano letivo

A Câmara Municipal de Águeda está a promover o programa “Rio de Todos”, desenvolvido no âmbito do projeto LIFE Águeda, que tem como objetivo sensibilizar as crianças dos 5.º e 6.º anos de escolaridade para o ambiente, sustentabilidade e ciência, através de atividades lúdicas e pedagógicas. A iniciativa, que junta a sensibilização e sustentabilidade ambiental à ciência, iniciou na passada quinta-feira, dia 4, e prolonga-se até final do ano letivo.

“Queremos levar a todas as escolas do concelho, e às crianças e jovens em particular, o contacto com as temáticas de preservação ambiental, porque sabemos que cidadãos informados e sensibilizados para estes assuntos fazem toda a diferença na conservação do nosso património natural e na dos recursos endógenos, numa abordagem de sustentabilidade”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, consciente da importância de uma atitude pedagógica para promover a mudança.

As primeiras sessões decorreram na Escola Básica 2,3 de Valongo do Vouga e no Instituto Duarte Lemos, tendo até ao momento sido envolvidos mais de 120 alunos e professores. O programa será levado a todas as escolas do concelho, estimando-se envolver cerca de 800 alunos, dos referidos 5.º e 6.º anos.

As sessões lúdico-pedagógicas estão dividas em três momentos, contando com uma apresentação multimédia, que é, depois, complementada com uma dinâmica muito envolvente, um jogo twister ambiental, e com um quiz, onde o saber tem um lugar de destaque.

Refira-se que este programa, onde são abordados temas como a importância da preservação da biodiversidade, a continuidade fluvial, a vegetação e habitats ribeirinhos, a valorização dos recursos hídricos, o controlo de espécies invasoras e a pesca sustentável, arrancou no ano letivo 2019/2020, tendo sido suspenso devido à pandemia da Covid-19, é agora retomado, levando a educação ambiental a todas as escolas, com segundo ciclo letivo, do concelho.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário