sexta-feira, 25 de março de 2022

Marinha Grande | JOVENS EMPREENDEDORES VÃO REPRESENTAR CONCELHO EM CONCURSO DE IDEIAS

A Escola Secundária José Loureiro Botas e o CENFIM vão representar o concelho da Marinha Grande com projetos de sustentabilidade ambiental e de realidade virtual, nas categorias de 3º ciclo e ensino secundário / profissional, respetivamente, na fase final do 7.º Concurso Municipal de Ideias, no âmbito do Programa de Empreendedorismo nas Escolas da Comunidade Intermunicipal de Leiria (CIMRL), em parceria com os 10 municípios associados.
A fase municipal do concurso, que apurou os representantes do concelho da Marinha Grande, realizou-se no dia 24 de março, no Teatro Stephens, para a apresentação dos projetos de empreendedorismo, tendo contado com a participação de quatro escolas e 39 alunos.
O presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, dirigiu-se aos alunos e professores recordando que “a Marinha Grande é uma terra de empreendedores e que, este concurso, é o primeiro passo para se começar a ser empreendedor, por incutir práticas como o espírito de iniciativa, liderança, criatividade, interajuda e dinamismo”.


A vereadora da educação, Ana Alves Monteiro, destacou a importância de “ter havido a preocupação da apropriação do território nestas ideias de negócio, muitas das quais foram bem estruturadas”. A vereadora agradeceu aos alunos, professores e direções das escolas envolvidas, pela sua participação e empenho, na elaboração de projetos de empreendedorismo.

As equipas apuradas para o Concurso Municipal foram selecionadas de acordo com os critérios e pontuação constantes no Regulamento da CIMRL e foram avaliadas por um júri constituído pela vereadora da educação, Ana Alves Monteiro; pela diretora adjunta do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Constança Mendes; e pelo represente do conselho de administração da OPEN – Oportunidades Específicas de Negócio, Agostinho Carvalho.

Participaram do Concurso Municipal de Ideias da Marinha Grande, equipas provenientes dos Agrupamentos de Escolas Marinha Grande Poente e de Vieira de Leiria, CENFIM e EPAMG.

As equipas finalistas de cada nível de ensino, vencedoras do Concurso Municipal de Ideias que se posicionarem em 1.º lugar, representarão o Município da Marinha Grande, na final intermunicipal.

A final do Concurso Intermunicipal do Ensino Secundário e Profissional realiza-se no dia 1 de abril de 2022, às 20h30, na Casa da Cultura da Batalha e a do 3.º Ciclo, no dia 5 de abril de 2022, às 16h30, na Casa da Cultura de Castanheira de Pera.

A classificação da fase concelhia do Concurso de Ideias foi a seguinte:

3º ciclo

1. º Classificado
Projeto: Ecofull | Escola Secundária José Loureiro Botas
Alunos: Francisco Xavier, Luís Costa e Raquel Sousa

2. º Classificado
Projeto: Together We Save | Escola Secundária José Loureiro Botas
Alunos: Sofia Santos, Flávia Ferreira, Ana Silva

3.º Classificado
Projeto: Escola Digital | Escola Secundária José Loureiro Botas
Alunos: Cristiano Graça, Matilde Correia e Bernardo Mendonça

Para além dos projetos premiados, foram apresentados também Fontes online, Redes de emergência e Praias seguras, todos da Escola Secundária José Loureiro Botas. O 3º ciclo teve como professor embaixador José Soares e o docente orientador, Carlos Lourenço, que tiveram como função ajudar a difundir a cultura empreendedora.

Ensino secundário / profissional

1 º Classificado
Projeto: Cenfim Realidade Virtual | Cenfim
Alunos: Filipe Duarte, André Simões e Daniel Costa

2 º Classificado
Projeto: Gummy Fruit | Escola Secundária Acácio Calazans Duarte
Alunos: Margarida Mateus, Victória Babaieva, Natália Babaieva

3 º Classificado
Projeto: Pastel do vidreiro | Escola Secundária Acácio Calazans Duarte
Alunos: Filipa Pereira e Miguel Ferreira

Foram ainda apresentados os projetos Smart Trip e Cestinho Doce (Escola Secundária Acácio Calazans Duarte); Spicy Mails, Fashion Filter e Easy Recycle (Escola Secundária José Loureiro Botas) e Smart Way (Escola Profissional e Artística da Marinha Grande).

O ensino secundário teve como professores embaixadores Fernando Emídio (Agrupamento Poente), Dina Gouveia (EPAMG), Carlos Santos (CENFIM) e José Soares (Agrupamento de Vieira de Leiria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário