quarta-feira, 30 de março de 2022

Ucrânia: história de uma Igreja mártir (2/3)

 

Cardeal Josyp Slipyj (1892 – 1984) num histórico encontra com Plinio Corrêa de Oliveira na sede da TFP em 1968

Damos continuidade, devido ao tema muito oportuno para o momento, a reproduzir matéria redigida originalmente em 1977, publicada na Revista da TFP americana “Cruzade” e também no site
https://www.atfp.it/notizie/305-chiesa/2190-ucraina-storia-di-una-chiesa-martire.

A tradução é do portal português “Dies Irae”:
https://www.diesirae.pt/2022/03/ucrania-historia-de-uma-igreja-martir-13.html

O papel da igreja “ortodoxa”, que poderia ser chamada de “igreja staliniana”

Ocupada pelos nazis em 1941, a Ucrânia foi recuperada pelos russos em 1944. A 1 de Novembro morria o Metropolita Sheptytsky e Mons. Slipyj [foto acima] assumia o cargo de Arcebispo Metropolita de Lviv. Os comunistas abriram então uma nova fase na guerra contra a Igreja Católica, utilizando como gazua o “Patriarcado” de Moscovo[1]. No início de 1945, o patriarca Aleksej, sucessor de Sérgio, enviou uma carta a Mons. Slipyj, amplamente noticiada na imprensa comunista, na qual convidava os católicos ucranianos a deixar a verdadeira Igreja para unir-se à ortodoxa russa. Naturalmente, o apelo foi rejeitado[2]. A 8 de Abril de 1945, um certo Volodymyr Rosoycyc publicou um violento artigo contra os católicos ucranianos no jornal comunista Vilna Ukraina de Lviv. A 11 de Abril, Mons. Slipyj e outros quatro bispos foram presos sem nenhuma explicação. Um a um, todos os bispos católicos acabaram nas prisões soviéticas. Os comunistas tentaram fazê-los apostatar. A Mons. Slipyj foi mesmo oferecida a posição de “Patriarca”. Todo o episcopado, porém, permaneceu fiel[3].           

Enquanto milhares de católicos, entre os quais muitos sacerdotes e religiosas, eram deportados para os campos de concentração, as associações católicas foram suprimidas. Pouco depois, alguns sacerdotes apóstatas constituíram o “Grupo de Acção”, destinado a «unir o catolicismo ucraniano ao Patriarcado de Moscovo». Com a ajuda deste minúsculo grupo, o IOR começou a ocupar as sedes deixadas vacantes pelos bispos presos[4]. Apoiado pelo “Patriarcado” de Moscovo, o “Grupo de Acção” realizou um pseudo-sínodo em Lviv. Participaram apenas 216 dos mais de 3 mil sacerdotes padres e nenhum bispo. Este conciliábulo ratificou a “abolição” da União de Brest. Inútil ressaltar a sua fundamental ilegitimidade[5].          

Pouco depois, um procedimento idêntico foi implementado na zona dos Cárpatos, onde a União de Uzhhorod foi “abolida” por outro conciliábulo. Aliás, a mesma táctica foi também utilizada na Roménia, onde um punhado de sacerdotes apóstatas realizou, em 1948, o pseudo-sínodo de Alba Júlia, que “aboliu” a União de 1698.  

Para avaliar correctamente o espírito que animava estes sacerdotes apóstatas, basta considerar uma passagem da carta que o Padre Kostelnyk, chefe do “Grupo de Acção”, escreveu, a 29 de Maio de 1945, às autoridades soviéticas, comunicando-lhes a abolição da União de Brest: «Sob a liderança do Primeiro Marechal, o incomparável Estaline, o corajoso e magnífico exército soviético cobriu-se de glória imortal. Destruiu o exército de Hitler e, assim, salvou a Europa do terrível domínio nazi e todos os povos eslavos de uma segura perdição. Os velhos sonhos dos ucranianos foram realizados. Todas as terras ucranianas foram reunidas com a Pátria Mãe. A Ucrânia ressurge numa paterna união com Moscovo e com todos os povos soviéticos. Agora a nossa Pátria tem total segurança. Abre-se para ela uma era de esplêndido desenvolvimento. O Marechal Estaline ficará na história da eternidade como o homem que uniu as terras ucranianas. Todos os ucranianos ocidentais agradecem-lhe com a máxima cordialidade. Nunca seremos capazes de pagar suficientemente a dívida moral que contraímos com a União Soviética. Também Nikita Khrushchev, Presidente do Conselho do Comissariado do Povo ucraniano, merece a nossa gratidão pelo seu papel na unificação da Ucrânia. (…) Temos total confiança no Governo soviético. Queremos trabalhar para o bem desta terra ortodoxa»[6].

É um título de glória para o clero ucraniano que, apesar das pressões, das ameaças e das torturas, apenas quarenta e dois sacerdotes tenham aderido oficialmente ao Grupo do Padre Kostelnyk, enquanto centenas morreram em campos de concentração[7]. Pouco depois, todos os bispos católicos foram condenados por um tribunal secreto[8]. Na situação de sede vacante, o cónegos da Catedral de Lviv elegeram um vigário capitular, que foi imediatamente preso. Idêntica sorte recaiu sobre o seu sucessor.

Mons. Slipyj [foto acima e ao lado]foi o único bispo a sobreviver às torturas comunistas, também porque muitos se sacrificaram para que permanecesse vivo como símbolo da resistência católica. Após dezoito anos de trabalhos forçados cruéis, foi libertado em 1963. Só mais tarde se soube que a sua libertação tinha sido acordada directamente com a Secretaria de Estado do Vaticano, que aceitou todas as condições do Kremlin, incluindo que Mons. Slipyj (desconhecedor do acordo) não regressasse mais à Ucrânia e não falasse contra o comunismo[9].

Entretanto, a perseguição anticatólica na Ucrânia intensificou-se. Todos os mosteiros e conventos católicos foram encerrados e todas as igrejas foram transferidas sob a autoridade do “Patriarcado” de Moscovo. A 1 de Janeiro de 1948, a agência noticiosa soviética Tass publicou um comunicado declarando que a Igreja Católica Ucraniana «tinha deixado de existir»[10]. Por ironia do destino, também muitos sacerdotes que haviam aderido ao “Grupo de Acção” foram mortos pelos comunistas[11].  

A Igreja do silêncio   

Pouquíssimos sacerdotes apostataram passando para a igreja ortodoxa. A maioria entrou na clandestinidade, formando o que mais tarde se chamaria a “Igreja do silêncio”. A maioria dos cinco milhões de católicos permaneceram fiéis a esta Igreja das catacumbas[12]. Malgrado o risco premente, a Igreja das catacumbas continuou a administrar os sacramentos e a celebrar a Missa. Calcula-se que, na clandestinidade, foram ordenados mais de trezentos sacerdotes e consagrados alguns bispos. A Igreja das catacumbas atraía o respeito até mesmo de alguns sacerdotes ortodoxos. Vários foram punidos por terem escondido padres clandestinos[13]. Isto preocupava muito os senhores do Kremlin. Havia também comunidades religiosas clandestinas, sem falar dos encontros de oração em casas particulares, ou das reuniões secretas nos bosques e nas montanhas para rezar o Rosário ou as Vésperas[14]. Se tivessem sido descobertas, teriam sido ipso facto deportadas para a Sibéria. Ainda hoje [1977, n.d.r.], centenas de milhares de ucranianos estão a apodrecer nas prisões soviéticas[15].        

ABIM

Através de Tradizione, Famiglia, Proprietà (originalmente escrito em 1977)     

Nenhum comentário:

Postar um comentário