quarta-feira, 6 de abril de 2022

Barreiro /Montijo: Reforço nos cuidados neonatais

 CHBM renova um dos quartos do Bloco de Partos com novos equipamentos.

Na senda da melhoria contínua, e com o objetivo de reforçar os cuidados aos recém-nascidos, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) equipou um dos quartos do Bloco de Partos com equipamentos específicos em reanimação neonatal, adquiridos ao abrigo do Projeto “Minuto de Ouro” e gentilmente oferecidos pela Fundação Oriente. Trata-se de uma mesa de reanimação neonatal, um carro hospitalar de material de apoio e um laringoscópio, no valor de cerca de 30 mil euros. A mesa de reanimação neonatal dispõe de equipamento de monitorização cardiorrespiratória; dispositivo de apoio ventilatório com pressão controlada, misturador de oxigénio, ventilador, CPAP e incubadora de transporte.

A Urgência Obstétrica e Ginecológica do CHBM realiza, em média, 1500 partos anuais. Alguns partos são resultantes de gravidezes de risco, em que os recém-nascidos requerem de cuidados de reanimação. O período de um minuto após o parto é chamado o “Minuto de Ouro”, no qual o recém-nascido deve ter respiração espontânea. No entanto, existem determinadas condições maternas e fetais as quais constituem fatores que podem conduzir a um desfecho que implique a necessidade de manobras de reanimação neonatal. O termo reanimação neonatal é habitualmente usado para descrever a assistência ao recém-nascido na transição da vida fetal para a vida neonatal. O sucesso desta transição depende acima de tudo das condições maternas/fetais e das boas práticas utilizadas na assistência ao recém-nascido, de forma a garantir a ausência de sequelas neurológicas irreversíveis, promovendo futuros ganhos em saúde.

A aquisição destes equipamentos permitirá promover ainda mais os cuidados prestados à grávida e ao recém-nascido no CHBM. O Bloco de Partos, situado no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, é composto por sete quartos individuais, onde se desenvolve todo o trabalho de parto e parto, privilegiando a vigilância e a promoção do bem-estar materno-fetal; e ainda de duas salas de bloco operatório. A grávida pode, se o desejar, ter a

pessoa significativa presente durante o trabalho de parto e parto, bem como usufruir de algumas técnicas não farmacológicas de alívio da dor, como a deambulação, a bola de pilates, a massagem shiatsu, a hidroterapia, a cromoterapia e a musicoterapia. O recém-nascido é cuidado junto da mãe, promovendo assim a vinculação entre os dois e incentivando o contato pele-a-pele e a amamentação precoce.

Recorde-se que o Centro Hospitalar foi reconhecido, em setembro de 2012, como Hospital Amigo dos Bebé, pelo cumprimento das medidas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

O Conselho de Administração do CHBM agradece publicamente a generosa oferta da Fundação Oriente, que permitiu equipar um dos quartos da Urgência Obstétrica e Ginecológica possibilitando, desta forma, prestar ainda melhores cuidados aos recém-nascidos desta Instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário