quarta-feira, 6 de abril de 2022

INOVA-EM reconhecida a nível nacional na gestão do abastecimento de água


A ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos acaba de reconhecer a INOVA-EM como a melhor entidade gestora de abastecimento de água com melhor performance a nível nacional. No mais recente relatório da entidade que avalia os 254 operadores do país a este nível, a empresa municipal de Cantanhede surge em primeiro lugar na categoria “Qualidade-Preço”, em segundo na categoria “Qualidade do Serviço” e em terceiro no que se refere ao “Preço”. Esta classificação decorre da circunstância de a INOVA-EM praticar um valor por metro cúbico significativamente abaixo da média nacional, que é de 1,41euros/m3, o que a coloca na primeira posição no plano regional na avaliação do custo médio.

Somando as classificações dos 14 indicadores avaliados no que diz respeito ao abastecimento de água, a ERSAR conclui que a empresa municipal de Cantanhede é de facto a que apresenta melhor performance a nível nacional.

Para Idalécio Oliveira, presidente do Conselho de Administração da INOVA, estes resultados são o corolário “da estratégia de gestão que tem vindo a ser seguida pela empresa, mas também só são possíveis graças ao profissionalismo e dedicação das equipas setoriais que diariamente procuram prestar serviços de excelência. Trata-se de resultados que não são surpresa, pois devido à extrema disponibilidade e motivação de todos os colaboradores estamos habituados a ficar nos lugares cimeiros dos vários rankins em que somos avaliados”, sublinha aquele responsável, adiantando que esse é um hábito que a INOVA-EM vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para manter.

O sistema de abastecimento de água gerido pela empresa municipal de Cantanhede é autónomo e integra a central de captação e bombagem dos Olhos de Fervença, na freguesia de Cadima, abastecendo todo o concelho e ainda franjas dos municípios vizinhos de Mira, Montemor-o-Velho e Coimbra.

O relatório anual da ERSAR identifica também os melhores desempenhos no saneamento de águas residuais e a INOVA-EM surge num destacado nono lugar na categoria “Qualidade do Serviço” entre as 254 entidades avaliadas.

Segundo a entidade reguladora, todos os indicadores foram aferidos de forma equitativa, tendo o ranking sido elaborado sem critérios discricionários. A informação utilizada para a produção destas mais recentes classificações pode ser encontrada nas edições anuais do Relatório Anual dos Serviços de Água e Resíduos em Portugal e diz respeito a dados e indicadores de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário