quarta-feira, 6 de abril de 2022

Portugal já efetuou mais de 40 milhões de testes

 Esforço de testagem desenvolvido testemunha sentido de responsabilidade dos portugueses.

Portugal já efetuou mais de 40 milhões de testes à covid-19. “Portugal alcançou, dia 30 de março, um total de 40.026.768 testes para deteção de SARS-CoV2, desde o início da pandemia”, de acordo com comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde, que não inclui dados referentes aos autotestes.

Entre estes, contabilizam-se 20,7 milhões de testes TAAN/PCR e cerca de 19,3 milhões de testes rápidos antigénio (TRAg) de uso profissional. Este número resulta do “esforço de testagem desenvolvido pelo país, sobretudo, ao longo do último ano”.

Em dezembro de 2020, Portugal realizava, em média, cerca de 34.000 testes por dia, mês em que foram efetuados 1.060.641 testes.

No mesmo mês do ano seguinte, contabilizaram-se 174.000 testes por dia, tendo-se verificado um máximo de testagem diária em 30 de dezembro (402.756) e um total mensal de 5.404.737 testes.

“Os mais de 40 milhões de testes à covid-19 efetuados desde o início da pandemia demonstram bem a capacidade que Portugal teve para fazer face às necessidades de testagem em função das várias situações epidemiológicas que se verificaram, sendo motivo de satisfação e reconhecimento público pelo sentido de responsabilidade demonstrado pelos portugueses, que corresponderam sempre aos apelos das autoridades de saúde”, afirma o coordenador da Task Force de testagem, Fernando de Almeida, citado no mesmo comunicado.

Os TRAg de uso profissional, efetuados em laboratórios e farmácias aderentes, continuam a ser gratuitos até um máximo de dois por mês e por cada utente até ao final de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário