quarta-feira, 6 de abril de 2022

Lisboa | Centro de Referência Europeu

 Serviço de Cardiologia Pediátrica do CHLO recebe certificação.

O Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) foi admitido formalmente na Rede de Referência Europeia Guard Heart na área das Cardiopatias Congénitas.

A participação como membro do European Reference Network (ERNs) Guard-Heart permite ao CHLO um posicionamento de destaque no panorama europeu, na área das Cardiopatias Congénitas.

As Redes de Referência Europeia, estabelecidas pela Comissão Europeia, têm como objetivo juntar vários centros especializados internacionais. A centralização de cuidados e de conhecimento, promoção de investigação e treino especializado e otimização de recursos em doenças raras ou de baixa prevalência permitem um acesso ao diagnóstico e tratamento mais rápido e eficiente.

De acordo com o Coordenador do Centro de Referência em Cardiopatias Congénitas e Diretor do Serviço de Cardiologia Pediátrica do CHLO, Rui Anjos, “as especialidades de Cardiologia Pediátrica e Cirurgia Cardíaca do Hospital de Santa Cruz têm desde sempre trabalhado de forma integrada, como um verdadeiro serviço médico-cirúrgico. A proximidade e apoio em todas as áreas médicas e de intervenção e a continuidade de cuidados proporcionada pelo serviço de Cardiologia é de extrema importância.

“Merecem destaque nesta área específica os serviços de Neonatalogia/Pediatria, a Obstetrícia, a Radiologia, a Nefrologia, a Imunohemoterapia, a Patologia Clínica e a Anatomia Patológica, a ORL, a Pedopsiquiatra e a Psicologia e muitos outros serviços do Centro Hospitalar que proporcionam cuidados integrados a estes doentes, numa verdadeira perspetiva de multidisciplinaridade”, acrescenta o responsável.

O Centro de Referência de Cardiopatias Congénitas presta assistência a doentes da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), mas também a um número crescente de referências de doentes do Algarve, do Alentejo, das Regiões Autónomas da Madeira e Açores, das Regiões Norte e Centro do País, e ainda dos PALOPS, nomeadamente Guiné, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe e Angola. É atualmente o Centro de Referência em Cardiopatias Congénitas do país com maior número de consultas estabelecidas em hospitais periféricos, desde o Alentejo ao Algarve e aos Açores, realizando consultas em 7 hospitais periféricos com os quais o CHLO tem acordos de colaboração.

Visite:

Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental > Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário