quarta-feira, 25 de maio de 2022

Ecoventura 2022 de regresso ao Parque da Cidade

 30 de maio a 05 de junho 

Com organização da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), a iniciativa EcoAventura – Ação pelo Ambiente regressa de 30 de maio a 05 de junho, ao Parque da Cidade de Aveiro, para celebrar a Semana do Ambiente da União Europeia e de forma muito especial o Dia Mundial do Ambiente (05 de junho).

O Parque da Cidade de Aveiro (Parque da Baixa de Santo António, Parque Infante D. Pedro, Parque dos Amores e Jardim de Santiago) será assim o espaço de predileto de miúdos e graúdos, para um evento totalmente gratuito e que vai proporcionar a todos, o acesso e o contacto com atividades de Educação Ambiental e lúdicas ao ar livre, na procura de hábitos que nos ajudem a cuidar melhor da preservação do Meio Ambiente e do nosso Planeta.

Para os mais novos, a CMA preparou uma grande diversidade de atividades, arvorismo, oficinas ambientais, música, teatro e muitas outras animações, que nos vão mostrar como é possível divertirmo-nos de forma sustentável.

Conclusão das obras do Centro Nacional de Formação Ambiental em São Jacinto

A edição 2022 do evento ficará também marcada pela conclusão das obras de reabilitação do Centro Nacional de Formação Ambiental do Corpo Nacional de Escutas, em São Jacinto. Com um apoio financeiro da CMA de 60.000€, no âmbito do Programa Municipal de Apoio às Associações 2021, para um investimento global de 100.000€, a obra veio renovar a vedação do complexo, substituir algumas das coberturas do edificado e corrigir patologias relacionadas com a eficiência energética e infiltrações nos edifícios presentes.

Fim de semana em cheio

De todo o programa, destacamos o Dia da Criança, 01 de junho, com a apresentação do livro “Sem Sobras”, pelas 11h00, no Parque Infante D. Pedro. Trata-se de uma parceria entre a CMA e a VEOLIA, que alerta para a necessidade de Reduzir, Reciclar e Reutilizar.

No dia 03 e 04 de junho, sexta-feira e sábado, o Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA) estará aberto a todos aqueles que o queiram visitar e saber mais sobre a fauna e flora da Ria de Aveiro, incluindo a participação em ateliers sobre a Vida neste ecossistema único.

Mas os grandes destaques do EcoAventura 2022 irão mesmo acontecer no fim de semana de 04 e 05 de junho. De relevar a sessão de música em família, que acontece sábado e domingo, pelas 11h00, no Parque Infante D. Pedro.

Também nos dois dias, destaque para a performance musical protagonizada pelos Crassh Recycled, em todo o Parque da Cidade, entre as 10h30 e as 14h00 e ainda a atividade radical de Slackline, das 14h00 às 18h00 e que consiste na transposição de um trajeto, tendo como apoio único uma corda.

Unicamente no domingo, dia 05 de junho e para celebrar o Dia Mundial do Ambiental, destaca-se a visita guiada à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto (inscrição prévia em: https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/ecoaventura) entre das 09h00 e as 14h30 e as peças de teatro, “História participada sobre a água”, pelas 11h00 e 15h15 no jardim do Parque Infante D. Pedro, “Teatro musicado: Pó de Maio”, pelas 16h00, também no Parque Infante D. Pedro e a peça “Família Plastik – Viagem a 2052”, quando forem 16h30, no Jardim da Baixa de Santo António.

Para o Executivo da CMA, o Ambiente é uma opção estratégica e política fundamental no desenvolvimento do Município, que tem no EcoAventura um momento muito importante de comunicação e sensibilização para as boas práticas ambientais, mas sobretudo de incentivo e edução aos mais novos, para possamos ter gerações mais informadas, mais capazes de gerir bem os recursos e de encontrar soluções de desenvolvimento ambientalmente sustentáveis.

O programa está disponível em: https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/ecoaventura .

Nenhum comentário:

Postar um comentário