quarta-feira, 25 de maio de 2022

Porto de Mós | Extensão de Saúde das Pedreiras inaugurada

Ontem, dia 24 de maio, teve lugar a cerimónia de inauguração da Extensão de Saúde das Pedreiras, uma obra há muito aguardada pela população, que permitiu evitar o encerramento deste espaço de saúde.

Nesta sessão intervieram o Presidente da Junta de Freguesia das Pedreiras, Pedro Pragosa, o representante do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, Mário Ruivo, o Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala e a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno.

Numa altura em que o concelho de Porto de Mós se debate para angariar mais pessoal médico e para implementar mais Unidades de Saúde Familiar no seu território, a Extensão de Saúde das Pedreiras, integrante da Unidade de Saúde Familiar Novos Horizontes, surge como concretização do esforço feito pela junta, autarquia, ARSC e CCDRC.

De acordo com Jorge Vala, garantir melhores condições físicas resulta numa melhor prestação de cuidados saúde aos utentes, mas também contribui para a motivação do corpo médico que vê colmatadas as suas necessidades. O Município de Porto de Mós tem sido exímio na persecução deste objetivo, seja na luta pela contratação de mais médicos, na criação de melhores instalações, na articulação e gestão do processo de vacinação, sobre o qual foi tido como referência, seja na implementação de um Plano de Saúde Municipal, que visa, em última instância, permitir o acesso à rede privada com valores facilitados.

Neste campo, Mário Ruivo refere Porto de Mós como um exemplo de persistência a seguir, assim como Isabel Damasceno que mencionou que se muitos concelhos entendem a saúde como uma prioridade, outros há que se restringem às suas competências, não relevando necessidades tão básicas para a população como é a saúde.

Este projeto representa um investimento total de 230.947,50€, com uma comparticipação do Apoio financeiro da União Europeia de 196.072,65€, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro

A requalificação desenvolveu-se nos dois pisos do edifício já existente, com uma pequena ampliação no piso inferior. O edifício passa a ser composto por: 4 gabinetes médicos, sala de tratamentos, 3 gabinetes de enfermagem, balcão de atendimento, secretaria, instalações sanitárias para utentes e para o pessoal de serviço, 2 salas de espera para utentes, arquivo, arrumos, 2 balneários, cozinha para o pessoal de serviço, vestiário, espaços individuais destinados a material de limpeza, material terapêutico, material clinico, material para lavar e esterilizar e no exterior do edifício está previsto um espaço destinados a garrafas de gases medicinais e um espaço destinado a lixos.

Patrícia Alves



Nenhum comentário:

Postar um comentário