terça-feira, 12 de julho de 2022

ÁGUEDA | Aguada de Cima inaugura unidade de saúde modelar

 Momento contou com a presença de secretário de Estado da Saúde, que enalteceu o trabalho de cooperação entre o poder local e o central

“Este é mesmo um dia feliz”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, na inauguração da Unidade de Saúde (US) de Aguada de Cima, sábado ao final da tarde, sublinhando que esta “é uma obra muito importante, uma unidade modelar, muito bem feita, dimensionada e estruturada”. António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, marcou presença na sessão e visitou o novo espaço que está em pleno funcionamento desde ontem.

A US de Aguada de Cima contou com um investimento municipal superior a 500 mil euros, serve uma população de mais de 11 mil utentes inscritos e abrange quatro extensões de saúde: Aguada de Cima (sede), Barrô, Aguada de Baixo e Borralha.

O Edil lembrou o processo desta obra, que ocupa as instalações das antigas escolas P3, no centro cívico de Aguada de Cima, cujo “destino era ir abaixo” e que agora estão modernas e funcionais para receber utentes e prestar cuidados de saúde primários. “Esta obra tinha objetivos muito específicos, de criar as melhores condições para os profissionais de saúde trabalharem e para servir os utentes”, declarou, salientando a importância deste tipo de serviços públicos estarem localizados nos centros urbanos das freguesias.

A localização da US foi estratégica e obedece à lógica de proximidade e de dotação de serviços essenciais em áreas centrais das freguesia, uma política que está a ser implementada pela Câmara de Águeda em todo o concelho e que tem em Aguada de Cima um “excelente exemplo”. Jorge Almeida frisa que um centro de saúde como este, situado no centro da freguesia, “potencia um conjunto de outros serviços públicos e privados e capta comércio local”, possibilitando um aumento do fluxo de pessoas.

Aproveitando a presença do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, demonstrou, mais uma vez, a preocupação com a falta de médicos, no que reconheceu como “um problema nacional” que urge resolver. “Estamos a criar as condições para que as nossas unidades de saúde tenham qualidade que permitam aos profissionais fazer um bom trabalho e aos utentes boas condições para serem atendidos”, esperando “com confiança” que “este esforço que o Município de Águeda está a fazer seja minimamente recompensado” com a dotação de recursos humanos efetivos nas unidades de saúde locais.

Sobre esta matéria, o governante, António Lacerda Sales, reconheceu que o saldo, em concreto de especialistas de medicina geral e familiar, entre aposentações e novos profissionais não é positivo. “Temos cerca de 1.000 médicos a aposentarem-se por ano até 2024/2025”, disse, acrescentando que “o saldo será restabelecido a partir dessa altura” e que o Governo “tem feito um esforço para que se consiga equilibrar o mais possível este saldo”.

Relativamente à construção da nova US de Aguada de Cima, o secretário de Estado realçou “o enorme papel da Autarquia”, a quem agradeceu “a iniciativa, o empenho e dedicação que colocou nesta obra”, que considerou “moderna e um excelente exemplo do que pode e deve ser feito na articulação entre o poder central e local”. Com o apoio e orientação deste, conhecendo “bem as suas gentes e territórios”, é possível “criar as respostas ajustadas as suas necessidades”, de que a US é modelo disso.

Jaquelina Santos, coordenadora da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Águeda V (que envolve sete médicos, sete enfermeiras, seis administrativas e assistentes operacionais) salientou que esta nova unidade “vai permitir um atendimento das 8 às 20 horas, prestar melhores cuidados e evitar que as pessoas recorram aos serviços de urgência hospitalares”, apelando, mais uma vez, para que sejam alocados profissionais de saúde às unidades do concelho.

“Não adianta os nossos autarcas proporcionarem-nos estes espaços se não tivermos os recursos humanos para trabalhar neles; precisamos de médicos de família”, frisou, lembrando que, no último mandato, o Município, para além da construção desta US, realizou obras no Centro de Saúde de Recardães e de Fermentelos.

Sobre as obras na área da saúde em curso no concelho, Jorge Almeida sublinhou que, neste momento, está a fazer-se as mudanças de instalações da USF Águeda Mais Saúde, para além de estar a ser remodelado o Centro de Saúde de Águeda e estão a decorrer obras “há muito aguardadas” no Hospital de Águeda, uma intervenção “a cargo do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, mas da qual a Câmara é parceiro financiador na parte não comparticipada”. Para breve, estará a inauguração da US de Travassô, que está quase pronta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário