terça-feira, 12 de julho de 2022

ESTARREJA | Há Festa na Quinta!: chega já este fim de semana à Quinta do Marinheiro, em Avanca

Ao longo de três dias, o “Há Festa na Quinta” celebra o legado que o único Prémio Nobel português da área das neurociências fez questão de legar à sua terra natal.
De 15 a 17 de julho, todos os motivos são bons para visitar a Quinta do Marinheiro, em Avanca. “Há Festa na Quinta”, em comemoração do 54.º aniversário da abertura da Casa-Museu Egas Moniz, está de regresso com diversas atividades a decorrer nos jardins e espaços naturais outrora percorridos por Egas Moniz.
Teatro de marionetas, música & circo, workshops, passeios de moliceiro, stand up paddle, jogos tradicionais, insufláveis, quinta de animais: um evento com um programa planeado especialmente para a fruição de famílias.
Três dias para todas as idades e gerações
O evento “Há Festa na Quinta” arranca na próxima sexta-feira, dia 15, às 18h30, com a visita guiada e encenada a partir de uma carta anónima “Confidências de ACAFEM”relatando confidências de um tal de ACAFEM (António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz) dizendo-se saudoso pelos tempos de infância e enaltecendo Avanca, a sua terra natal. A atividade repete-se nos dias 16 e 17.
O dia seguinte, sábado, às 10h30, inicia com um workshop de Desenho Criativo, com Mário Afonso. Das 11h às 19h, há insufláveis para brincar, escorregar e saltar. O lago da Quinta do Marinheiro oferece um cenário único para a prática de Stand Up Paddle, das 14h30 às 19h. Há ainda a oportunidade de observar a fauna e a flora do baixo Vouga Lagunar nos Passeios de Moliceiros agendados para as 15h e as 16h30. Durante toda a tarde, das 15h às 19h, o Espaço Criança convida os mais pequenos a dar asas à imaginação. O sábado fica marcado ainda por outras propostas culturais. Às 16h, por um “PICNIC”, organizado pelo Teatro de Marionetas que não garante que não haja a “interferência… dos bichos”. Uma hora depois, há uma oficina de construção de insetos, “Insectarium”, associada ao espetáculo PICNIC da companhia Historioscopio. À noite, às 21h30, há “Serena Serenata”, a cargo da Companhia Ópera ISTO.
No domingo, dia 17, às 11h, vamos viajar e contar segredos à Lua, na companhia do Sorriso da Lua, na sessão “Música para Bebés”. E até ás 19h, há uma “Quinta de Animais” para descobrir. A partir das 15h, a ACRAP - Associação Cultural e Recreativa dos Amigos das Póvoas e a ARCAL – Associação Recreativa e Cultural de Água Levada trazem os Jogos Tradicionais e a associação cultural We Tum Tum apresenta o espetáculo itinerante “Dragonologia”. Os alunos do Agrupamento de Escolas de Pardilhó e a companhia de teatro Kopinxas dão a conhecer a performance “Pano para Mangas”, às 16h. O espetáculo “Crassh_Duocircus”, da We Tum Tum, fecha a programação do “Há Festa na Quinta”. Para assistir às 17h.
Neste mesmo dia, mantêm-se as atividades: Insufláveis, Stand Up Paddle, Passeios de Moliceiro, Confidências de ACAFEM – Visitas Encendas à Casa Museu e o Espaço Criança.
Uma Festa que homenageia a Casa do génio de Avanca
No tempo do médico investigador, a Quinta do Marinheiro era uma festa. Sempre que ele chegava a Avanca, a quinta ganhava vida e as atividades culturais e de lazer sucediam-se. É esse lado carismático da personalidade do neurocientista, único Nobel da Medicina português, que inspira o “Há Festa na Quinta”. 
A iniciativa liga-se desta forma à vida do neurocientista nascido em Avanca e renova o convite para visitar a Quinta do Marinheiro com uma oferta cultural e de lazer de e para todos.
As entradas são gratuitas e algumas atividades requerem inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário