terça-feira, 12 de julho de 2022

Vermelho e laranja: as cores do mapa de Portugal nesta terça-feira

Pelas 09:30 horas de terça-feira, 760 bombeiros estavam em ação pelo país, por conta dos incêndios. O calor aperta. A seca aumenta...

As temperaturas vão permanecer altas, com a maioria do território nacional perto dos 40 graus. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) não exclui a possibilidade de se atingir um máximo histórico de temperatura.

A semana começou com um aligeirar das temperaturas máximashttps://www.dgs.pt/, mas esta terça-feira os termómetros voltam a subir.

Subida de mais de 10 graus

Algumas dessas subidas serão de mais de dez graus: no Porto, por exemplo, a máxima vai passar de 22 para 36 graus.

As regiões do Vale do Tejo e do interior do Alentejo serão as mais quentes e poderão até atingir temperaturas superiores a 40 graus, ou seja algumas localidades poderão registar máximos históricos, já que em Portugal nunca foram registadas temperaturas superiores a 47,3 graus desde que há registos.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera vai ativar o aviso vermelho - o mais elevado da escala - em oito distritos do país.

Patrícia Gomes, meteorologista do IPMA, explica que "quase todo o território do continente" vai estar com "valores de temperatura máxima superiores a 40ºC", o que, só por si, "é uma situação que não é muito normal e grave em todos os aspetos".

Quinta-feira escaldante

Segundo as previsões do IPMA, quinta-feira deverá ser o dia mais quente da semana. O distrito de Évora poderá chegar aos 46 graus, Santarém aos 45, Castelo Branco aos 44, Portalegre, Vila Real, Braga e Beja aos 43 e para Lisboa são esperados 40 graus.

Nos próximos dias, o distrito de Santarém poderá bater um novo recorde europeu se ultrapassar os 48,8 graus – valor registado em 2021 na Sicília, em Itália.

Em dias de temperaturas elevadas, a Direção-Geral da Saúde recomenda a adoção de medidas de proteção adicionais.

  • Procurar ambientes frescos e arejados.
  • Beber mais água ou sumos de fruta natural sem açúcar.
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11:00 e as 17:00. Utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas e após os banhos na praia ou piscina.
  • Utilizar roupa larga, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu e óculos de sol com proteção ultravioleta.
  • Evitar atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior.
  • Escolher as horas de menor calor para viajar de carro. Não ficar dentro de viaturas estacionadas ao sol.
  • Dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor: crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.
  • Os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas específicas devem seguir as recomendações do médico assistente ou do centro de contacto SNS 24: 808 24 24 24
  • As crianças com menos de 6 meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta.
  • Contactar e acompanhar os idosos e outras pessoas que vivam isoladas.

SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário