terça-feira, 12 de julho de 2022

Reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil de Cantanhede. Helena Teodósio apela à responsabilidade da população face ao perigo de incêndios rurais

Na sequência do Despacho que determina a Declaração da Situação de Contingência até às 23h59 de 15 de julho, a Comissão Municipal de Proteção Civil de Cantanhede reuniu esta segunda-feira, em comissão restrita, para analisar e antecipar as medidas preventivas face à situação de agravamento do risco de incêndio rural.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, deixou um apelo à população para que respeite e cumpra as restrições e os condicionamentos constantes na Declaração da Situação de Contingência, face ao significativo agravamento do perigo de incêndio rural tendo por base as previsões meteorológicas para os próximos dias.

A autarca destacou uma vez mais a importância das comunidades enquanto primeiros agentes de proteção civil e a quem, nestas circunstâncias, cabe a importante missão de proteger a sua vida e a dos seus próximos.

Pelo facto de o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil estar ativo por força da publicação da Declaração da Situação de Contingência, a presidente da Câmara Municipal e Autoridade Municipal de Proteção Civil, colocou ainda à disposição das entidades todos os meios e recursos dos serviços municipais e toda a colaboração considerada útil e necessária para fazer face à situação, tendo por objetivo minimizar os constrangimentos e dificuldades esperadas na gestão das operações de proteção e socorro que venham a surgir no concelho de Cantanhede.

Na reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, também a comandante do Destacamento Territorial da GNR, Lígia Santos, garantiu o reforço, por parte do seu contingente militar, das ações de fiscalização preventiva dos comportamentos de risco, manifestando total disponibilidade para garantir a efetiva articulação com todos os demais agentes de proteção civil e com os comandos das operações de socorro que venham a ser instalados.

Por sua vez, o 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, Nuno Duarte Nascimento, adiantou que foram reforçadas as equipas de primeira intervenção de combate a incêndios da corporação e que irão também efetuar vigilância móvel no território do concelho. Este responsável deixou ainda uma mensagem relativa à inibição de todos os comportamentos de risco, aconselhando a suspensão de todas as atividades em espaços rurais e florestais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário