quinta-feira, 7 de julho de 2022

Arouca acolhe exposição dedicada ao Vouguinha e à icónica linha do vale do Vouga

Entre 12 e 24 de julho, irá decorrer, no Museu Municipal e na Biblioteca Municipal de Arouca, a exposição “O Vouguinha e a icónica Linha do Vale do Vouga”, promovida pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria e pelo Município de Arouca. A exposição tem como objetivo a dinamização, promoção e salvaguarda futura da Linha do Vouga, abordando, dessa forma, as seguintes temáticas: a construção da linha; as suas particularidades; as profissões que tornaram o transporte ferroviário possível; os diferentes comboios que circularam nesta linha; a inovação no Vale do Vouga; e, por último, o futuro da linha.

A exposição será realizada no âmbito do “À Volta do Vale das Voltas – Programa Integrado de Dinamização Intercultural das Terras de Santa Maria”.

 

Este programa consiste num conjunto de ações, programadas em rede, para os seis concelhos das Terras de Santa Maria – Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra, procurando explorar todas as potencialidades da carga histórica e simbólica da Linha do Vouga.

Para além desta, serão dinamizadas mais 5 exposições sobre a Linha do Vale do Vouga, nos demais concelhos envolvidos no projeto. Serão realizados também 8 eventos, com as temáticas das Viagens, Literatura, Imagens, Teatro, História e “Afición” Ferroviária.

 

Relembrar a relevância da linha do Vouga, com estas iniciativas é de máxima importância. Para José Alberto Freitas Soares Pinheiro e Silva, Presidente do Conselho Diretivo da AMTSM, é uma forma de “chamar à atenção para a urgência de colocar esta linha a funcionar na perfeição e contribuir assim para uma melhor mobilidade no sul da área metropolitana do Porto.”

 

O projeto @avoltadovaledasvoltas tem página no Facebook e Instagram. O website www.avoltadovaledasvoltas.amtsm.pt será lançado já na próxima semana.

 

O projeto é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

 

Entrada Livre

 

Biblioteca Municipal

Segunda a sexta-feira

10h00 – 18h00

 

Museu Municipal

Terça-feira a domingo

09h30 – 12h30 | 14h00 – 18h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário