terça-feira, 6 de junho de 2023

Marinha Grande | ARQUIVO MUNICIPAL PROMOVE DIA ABERTO

 O Arquivo Municipal da Marinha Grande promove o Dia Aberto, para ser visitado pelo público, no dia 9 de junho, às 15h00, no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Arquivos, com o objetivo de dar a conhecer o seu trabalho e exibir documentos antigos únicos.
Na Marinha Grande, a efeméride será marcada com um Dia Aberto às instalações com os objetivos de sensibilizar o público para a importância do arquivo municipal; sensibilizar os benefícios dos arquivos como instrumento da preservação da memória coletiva; exibir documentos únicos na construção da história da Marinha Grande; e realizar a visita à parte técnica, centro de digitalização e depósitos.
Esta iniciativa destina-se a escolas do 3º ciclo, que farão a visita às 10h00 e 11h00; e ao público em geral, às 15h00. A participação é gratuita, sujeita a marcação prévia, através do email arquivo.municipal@cm-mgrande.pt
O Dia Internacional dos Arquivos foi proclamado na Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (ICA), em novembro de 2007, no Québec. Esta data foi a escolhida por ter sido a 9 junho 1948, que a UNESCO criou o ICA. É celebrado anualmente e procura sublinhar a importância dos arquivos e, o seu papel fundamental na sociedade. Os arquivos são lugares incomparáveis de descoberta, ensinam-nos e documentam o passado e, abrem-nos a mente para novas ideias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário