terça-feira, 12 de julho de 2016

360º - Depois da bonança dos campeões europeus a tempestade das sanções europeias: o cachecol não salvou Centeno

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
O Grupo Lena terá pago comissões de vários milhões de euros a um sobrinho de Lula da Silva e a Santos Silva, o empresário amigo de José Sócrates, também arguido na Operação Marquês. A notícia é avançada pelo Correio da Manhã, que cita um relatório da Autoridade Tributária.
Depois do Brexit, o Nexit? 54% dos holandeses quer um referendo sobre a permanência na UE.

Mais um tiroteio nos EUA. Dois funcionários do tribunal de Berrien County em St Joseph, Michigan, foram mortos por um homem que começou aos tiros dentro do edifício. Houve ainda um polícia que ficou ferido num braço.

As violações na noite de ano novo na Alemanha terão sido mais de mil. Uma fuga de informação de um documento da polícia revela agora os contornos mais precisos do que se passou em Colónia.


Euro 2016
O regresso dos campeões europeus a Portugal foi grandiosa. O país parou. Como disse Éder, o homem do golo que nos deus a taça, pontuando o final da frase em calão, "ontem foi feriado". Tempo de celebrar. E como foi bonita a festa! E comtantas brincadeiras! Ora como imagino que de tanto festejar entre a noite de domingo e esta segunda-feira pode não ter tido tempo para ler todos os artigos com que o Observador brindou ao título, deixo-lhe esta (longa, mas boa) seleção. 


Informação relevante (ora vamos lá descer à terra)


Depois da bonança dos campeões europeus, a tempestade das sanções europeias?
 O Eurogrupo não se deslumbrou com o cachecol que Mário Centeno decidiu levar ao pescoço para fazer a festa em Bruxelas e as famosas sanções vêm mesmo a caminho. No final da reunião, Jeröen Dijsselbloem garantiu que há unanimidade entre os ministros das Finanças da zona euro para aprovar hoje o processo contra Portugal e Espanha. O presidente do Eurogrupo já disse mesmo esta manhã que espera para ver como será a "reação ofensiva" de Portugal à ameaça. Mário Centeno prepara reações mas insiste em "sanções zero".

E pode ser uma tempestade perfeitaO banco britânico Barclays voltou a usar a tão temida palavra resgate. Acha que Portugal terá de fazer muito para evitar um novo pedido de ajuda. Porque a economia não irá crescer mais do que 0,7% em 2016 e 0,3% em 2017, segundo as suas estimativas.

Ontem os números das exportações, esse motor económico determinante, não ajudaram. Desceram 0,7% em maio, agravando a quebra dos últimos três meses para 2,3%.

Outra má notícia, a do acidente com um C130 da Força Aérea na base aérea do MontijoUm incêndio na descolagem fez três vítimas mortais, um ferido grave e três ligeiros. As causas, ainda desconhecidas, levaram à abertura de um inquérito. E fizeram Marcelo usar gravata preta na receção aos campeões europeus.

Esta quarta-feira, O Reino Unido volta a ter uma mulher como primeira-ministra. Será Theresa May, o único nome que restou na corrida à liderança dos conservadores depois dadesistência de Andrea Leadsom. May, cujo pensamento se pode resumir nestas 12 frases, substitui David Cameron, a primeira vítima do Brexit. Que parece não ter saído triste do nº10 de Downing Street: depois de anunciar a sua sucessora, foi apanhado a cantarolar.

O Brexit foi precisamente o tema principal do Conselho de Estado de ontem.  Marcelo e os seus conselheiros fizeram uma "reflexão aprofundada" sobre Europa (sanções incluídas) durante cinco horas, sem declarações finais.



Notícias surpreendentes 

É a nova loucura da Nintendo e dos maluquinhos dos jogosO Pokémon Go, o primeiro jogo da empresa japonesa parasmartphones, já pôs milhares em todo o mundo a andar, de telefone na mão, por ruas e mais ruas, campos e montanhas, à procura de apanhar os famosos monstros de bolso de realidade aumentada, Pikachu incluídoProblema: além de aditivo, há grande risco de acidentes. Afinal, andar e olhar para um ecrã pode resultar em muitas quedas.

Pelas ruas de Espanha não anda um monstro, mas uma 'besta'. Com Obama lá dentro. É assim que é conhecido o carro onde se desloca o presidente americano que está de visita a Espanha. Tem 5,4 metros de comprimento, 1,5 metros de altura e portas com 20 centímetros de espessura. A fortaleza sobre rodas resiste a bombas, granadas e ataques químicos.

No dia da vitória de Portugal no futebol europeu, o jornal britânico The Telegraph publicou as 22 razões para visitar o nosso país nestas férias. E não, não se resumem ao Algarve, a Lisboa e ao Porto.

E que tal villas subaquáticas no Dubai? São moradias submersas, com vista direta para a vida marinha. Ronaldo já terá comprado alguma?

Depois do triunfo europeu, as sanções europeias.
No Observador pode encontrar as boas e as más notícias. E o dia de hoje pode trazer multas de Bruxelas. É o regresso à terra, depois de termos andado nas nuvens. Fica a memória da festa. Tudo devidamente noticiado aqui e à distância de um clique. 


Tenha um dia feliz e produtivo
 

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário