Uma delegação de autoridades da província chinesa de Zhejiang visitou hoje, 14 de setembro, o Biocant Park, no âmbito de uma ronda de contactos com entidades representativas do sector da economia do conhecimento em Portugal.
visita_delegacao_chinesa_biocant_2
Esta foi a segunda vez que representantes de entidades provinciais de Zhejiang se deslocam a Cantanhede para conhecer os laboratórios e os projetos I&D que instituições e empresas têm em curso no Parque de Biotecnologia de Portugal. Depois da presença de uma comitiva em agosto de 2014, estiveram agora no Biocant Park Hong Jiqing, diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia, Zhou Jinhong, diretor do Departamento de Desenvolvimento de Alta Tecnologia e Industrialização da Divisão de Ciência e Tecnologia, entre outros responsáveis.
A delegação chinesa foi recebida pelo presidente do Conselho de Administração do Biocant, João Moura, acompanhado por António Cardoso e Raquel Martins, em representação da CCDRC - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Durante o encontro, além da apresentação da estrutura do parque e as suas valências, foram discutidas possibilidades de cooperação científica e técnica, tendo em vista quer o financiamento de projetos de investigação quer a sua rentabilização económica do ponto de vista empresarial.
A província de Zhejiang tem um território pouco maior que Portugal mas a sua população é cinco vezes superior à portuguesa. A capital é Hangzhou, onde se situa uma das mais prestigiadas universidades da China, bem como importantes centros de investigação e empresas ligadas à rentabilização económica do conhecimento.