quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Maquinista em Espanha deixa comboio a meio da viagem com 109 passageiros a bordo


Um maquinista da empresa espanhola Renfe abandonou o comboio que dirigia a meio de uma viagem entre Santander e Madrid, deixando 109 passageiros parados duas horas em Osorno (Palência), alegando que tinha terminado a seu turno.Resultado de imagem para Maquinista em Espanha abaona comboio na linha
De acordo com informações da Renfe (empresa que opera a rede ferroviária espanhola) prestadas à agência EFE, o comboio saiu de Santander cerca das 19:00 horas (18:00 em Lisboa) e deveria chegar a Madrid às 23:15 horas. No entanto, ao chegar a Osorno, cerca das 21:15 horas, o maquinista solicitou a sua substituição por já ter ultrapassado a hora de fim de turno.
A Renfe disse que isto obrigou o centro operacional a montar um plano alternativo de transporte dos passageiros por estrada (recorrendo a dois autocarros). Outros passageiros com bilhete para o mesmo comboio foram encaminhados para comboios alternativos.
A companhia disse que, apesar de ter tentado, não conseguiu encontrar autocarros para completar a viagem até cerca das 23:00.
Um dos autocarros levou passageiros até Palência, Valladolid e Madrid e o outro levou passageiros que iam para a capital espanhola.
A Renfe, que pediu desculpas aos passageiros, adiantou que os passageiros têm direito à restituição da totalidade do valor pago pelo bilhete, ao abrigo do "Compromisso de Pontualidade da Renfe".
Acrescentou que o regulamento interno indica que "é obrigação do maquinista informar com caráter prévio o seu pedido de substituição", para que a empresa possa organizar tudo com antecipação.
A Renfe abriu uma investigação interna, pelo que o maquinista terá de explicar todos os detalhes que envolvem o incidente.

Na eventualidade de se comprovar que o maquinista não obedeceu ao regulamento, a empresa poderá abrir um processo disciplinar e punir o trabalhador.
DN
_____________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário