Não é um Zoo qualquer. É diferente, envolto pela floresta, com caminhos que nos levam a um ambiente em que em nada se parece com os Zoos que já conhecemos.
Chama-se "Europaradise" e, apesar de muitas pessoas não o conhecerem, está relativamente perto de Mira, ou de Cantanhede, ou de Coimbra, por exemlo. Situado em Montemor-o-Velho, é um local que se recomenda que seja visitado por todos, pelo seu enquadramento como meio ambiente e pela forma natural com a qual os visitantes são confrontados.
Não há ruas asfaltadas, não há uma quantidade enorme de animais. O que há, é a certeza de que estes lá, são tratados com respeito... "são eles quem realmente interessam, aqui" diz o proprietário e apaixonado por animais, o sr. Agostinho Pedro, com quem a reportagem do Jornal Mira Online conversou.
Quem lá for perceberá que não é o melhor dos mundos, pois são apenas duas pessoas a cuidar de um espaço, cujo percurso tem cerca de dois quilómetros de comprimento, mas - volta-se a dizer - os animais são a prioridade e estão muito bem cuidados!
São cerca de 30 espécies de mamíferos e 90 espécies de aves, situados num local que procura conjugar a fauna e a flora mediterrânica, tantas vezes desconhecidas por todos nós, na azáfama do dia-a-dia.
Sim. Vale a pena uma escapadela por algumas horas, num local que não fica tão distante de nós, sem sombra de dúvidas!
Ali bem perto está o Castelo de Montemor-o-Velhoex-libris da região. Ambos são locais para visitarmos e sairmos encantados. Um mostra parte da nossa história em cada pedra gasta pelo tempo... o outro, dá-nos a sensação de liberdade que muitas e muitas vezes necessitamos.
Podemos encontrar, por momentos, em locais assim, o melhor de nós...
Europaradise (Zoo de Montemor-o-Velho)
Quinta da Gardoa
Aberto de 3ª a Domingo, das 10 às 18 horas
Telefone: 239 621 287
Telemóveis: 966 239 593 ou 962 327 721

Este slideshow necessita de JavaScript.
Mira Online