quarta-feira, 19 de outubro de 2016

360º - O 'saco azul' e o financiamento do GES

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
... o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais deu uma entrevista reveladora. Falando ao DN sobre o Galpgate, Rocha Andrade garantiu que, apesar de ser uma polémica que se deveria evitar, o facto de estar inibido de tomar decisões sobre a empresa na sequência da sua ida ao Euro a convite não tem nada de especial. Segundo o secretário de Estado, "todos os membros do governo carregam consigo uma lista grande de entidades em relação às quais não devem tomar decisões".

O FC Porto teve a primeira vitória na Liga dos Campeões, em cima da hora. A equipa chegou atrasada ao jogo, conta o Tiago Palma: "Tic-tac, tic-tac. O FC Porto conseguia o que não conseguira durante uma hora: acertar meia dúzia de passes de enfiada, tabelar, usar os flancos e não só o centro para chegar à área belga. Mas não havia maneira de chegar ao golo. Não havia, mas houve. Aos 92′".

O Sporting sofreu ontem um ataque de febre amarela frente ao Dortmund e perdeu 2-1 em mais um encontro da Liga dos Campeões. Na crónica do jogo, o Rui Miguel Tovar avisa: "Se voltar a perder em Dortmund (e se o Real Madrid ganhar em Varsóvia), a equipa de Jesus (o homem volta ao banco daqui a 15 dias) é eliminada da Liga dos Campeões e começa a dedicar-se à Liga Europa".

Hoje, a Rússia acusou as forças armadas belgas (que fazem parte da coligação anti-Estado islâmico) de terem matado seis civis num bombardeamento na região de Aleppo.


Informação relevante
O ministro das Finanças explicou ontem no Parlamento quanto vai ganhar António Domingues na Caixa Geral de Depósitos423 mil euros/ano, mais prémios, que podem chegar a metade da remuneração fixa. Mário Centeno diz que fez a mediana dos salários praticados no setor bancário em Portugal para chegar a esse número. O valor final é igual ao salário que António Domingues recebia no BPI. Vale então a pena comparar quanto ganham os banqueiros portugueses.

Vai haver mudanças nos recibos verdes. A mais importante: os trabalhadores passarão a descontar pelo rendimento real, usando a média mensal imediatamente anterior. É o resultado de um acordo entre o PS e o BE.

E também há mudanças nos estágios: o Governo quer reduzir o apoio às empresas que contratam estagiários.A isenção da contribuição para a Segurança Social por três anos, que existia até agora, pode ser substituída por um prémio equivalente a dois salários.

O PS já está a pensar nas autárquicas do próximo ano:

No Porto, Rui Moreira acusou Passos Coelho de ter cometido "uma pequena deselegância" ao recusar mudar a lei eleitoral a tempo das próximas autárquicas para facilitar as candidaturas independentes.

O general Rovisco Duarte, chefe do Estado-Maior do Exército, falou pela primeira vez sobre as mortes recentes de dois comandos - e afirmou que foram situações “anómalas”. Mais: garantiu que o Exército vai “corrigir o que tiver de ser corrigido”.

Um jovem português de 25 anos está desaparecido em Londres há duas semanas. Volodymyr, filho de ucranianos, estava a tirar o doutoramento em Medicina na Universidade de Lisboa. Ninguém sabe o que aconteceu.

Na próxima madrugada vamos ver o último debate entre Donald Trump e Hillary Clinton e a campanha continua com temperatura alta:
  • No frente a frente, os candidatos vão falar sobre seis temas: política de imigração, nomeações para o Supremo Tribunal (há um lugar por preencher), benefícios sociais, economia, política externa e a capacidade de cada candidato para o cargo (este último tema parece escolhido a pensar em Trump).
  • E amanhã surge uma supresa: o polémico Michael Moore vai estrear um documentário com o título "Michael Moore in TrumpLand".

Os nossos Especiais
Ricardo Salgado terá usado o 'saco azul' para pagar a funcionários do BES que terão implementado esquemas de financiamento fraudulento do GES à custa dos clientes e do próprio banco. É mais uma investigação jornalística do Luís Rosa.

O papel do Papa Pio XII na Segunda Guerra Mundial é um dos grandes mistérios do século. Um novo livro, agora editado em Portugal, traz nova informação, proveniente de documentos que permaneceram secretos até há pouco tempo. Os espiões do Papa conta detalhes sobre a guerra secreta de Pio XII contra Hitler. Aqui, pode ler uma pré-publicação feita pelo Observador. 


Notícias surpreendentes

Imagine a desgraça: as mulheres deixaram a cozinha e foram votar. Haverá algo mais chocante do que isso? No começo do século XX, para alguns homens, não havia. Por isso, e para combater o movimento sufragista, foram feitos vários cartazes a mostrar como as mulheres se preparavam para sair de casa, humilhar os homens e destruir o mundo civilizado. Hoje, dão vontade de rir.

Quando a cosmética se junta ao design, dá nisto. Há um unicórnio que é um bálsamo de lábios, um salto alto que é um perfume e um anel que é um "gloss". Veja o que a Helena Magalhães tem para mostrar.

Ágata, aos 17 anos, a cantar com as Cocktail. Armando Gama com Cristiana Kopke no Duo Sarabanda. E ainda outras três surpresas saídas de um baú com muito, muito pó.São discos portugueses que todos esquecemos - mas não devíamos. O Pedro Paulos foi recuperá-los.

O DocLisboa começa já amanhã e de certeza que você se vai perder entre os 259 filmes em exibição. Por isso, o Eurico de Barros escreveu um artigo de serviço público com a lista dos 10 filmes mais importantes - há um, claro, sobre David Bowie.

E já está tudo: tem um resumo das notícias do dia para começar esta quarta-feira. Daqui a nada, passe por aqui para saber as novidades.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário