quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Contagem decrescente. Sonda europeia tenta aterrar em Marte

Está previsto que o módulo de aterragem Schiaparelli toque solo marciano às 15:58
Resultado de imagem para Contagem decrescente. Sonda europeia tenta aterrar em Marte
Barack Obama afirmou há dias que na década de 2030 os Estados Unidos vão enviar humanos a Marte. Enquanto lá não chegamos, a Europa tenta hoje entrar na história ao fazer aterrar uma sonda em terreno marciano. O módulo Schiaparelli iniciou no domingo uma descida vertiginosa de três dias que, se tudo correr bem, deverá terminar às 15:58 quando tocar a superfície de Marte.
Será o culminar de sete meses de viagem e muitos anos de investigação e trabalho para cumprir o sonho de aterrar em Marte, o que constitui um desafio tecnológico para a Europa, que até hoje não teve nenhuma missão bem sucedida. Até agora, só os Estados Unidos conseguiram pousar no planeta vermelho engenhos que conseguiram funcionar.
A Europa tentou fazê-lo há 13 anos, depois de a sonda europeia Mars Express ter lançado a mini-sonda Beagle 2, que nunca deu sinal de vida. Só em 2015 se teve a confirmação, através de imagens de uma sonda norte-americana, que a Beagle 2 tinha efetivamente aterrado, mas que os seus painéis solares não estavam todos destacados.
Desta vez, se a aterragem for um sucesso, o Schiaparelli irá fazer a recolha de dados meteorológicos enquanto tiver bateria, ou seja, durante alguns (poucos) dias. O mais importante desta missão é testar a tecnologia e os procedimentos para avançar para a segunda fase do projeto: o envio de um grande "rover" para a superfície de Marte, para realizar perfurações no solo e tentar encontrar vestígios de vide bacteriana passada.
Fonte: DN

Foto: EPA/ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário