quarta-feira, 19 de outubro de 2016

MERCADOS MUNICIPAIS - O CAMINHO PERCORRIDO !

Conferência Internacional em Lisboa, 25 de outubro

Por JOÃO BARRETA

Diretor de Serviços de Planeamento, Informação e Recursos Humanos na Direção Geral das Artes
Diretor de Serviços no Ministério da ... Cultura
A ideia de que os Mercados Municipais já terão um caminho ... percorrido, à semelhança e, supostamente, em pé de igualdade, com aquilo que ocorre(u), por exemplo, com os centros comerciais, a grande distribuição, o comércio eletrónico e, a um outro nível, com o franchising, deixará, decerto, mais de 500 mercados municipais, um pouco por todo o país, muito honrados e cerca de 150.000 operadores/comerciantes muito orgulhosos, mas poderá deixar muitos outros ... algo surpreendidos !
(...)
Há 30 anos já se disse, naquela mesma sala (onde irá decorrer a Conferência, também essa, Internacional, só que em1986, tratou-se de um Colóquio - "O Comércio e o Desenvolvimento da Cidade") que os Mercados deviam fazer parte integrante de uma política de urbanismo comercial para a(s) Cidade(s), que no Comércio já pouco haveria por inventar e que à Administração devia caber o papel de ... regulamentar (isto, em ... 1986 !!!).
Passados 30 anos, perguntar-nos-emos : ONDE ESTÃO AS POLÍTICAS DE URBANISMO COMERCIAL ? PORQUE É QUE SE CONTINUA A INVENTAR ? (basta olhar para aquilo que é hoje a Direção Geral das Atividades Económicas, integrada no atual Ministério da Economia!!) e, por fim, passadas três décadas, a esmagadora maioria das nossas autarquias INSISTE EM REGULAMENTAR OS MERCADOS, SIMPLESMENTE, PORQUE SÃO ... MUNICIPAIS, ou seja, poucas os planeiam, algumas ainda os organizam e poucas ou nenhumas os gerem como verdadeiros formatos comerciais.
(...)
Pelo menos o facto do tema - Mercados ser contemplado num painel de uma Conferência Internacional em que se integram todos os restantes  e referidos ... temas, poderá ser parte do caminho a percorrer, crendo, no entanto, que será muito mais o que está por percorrer do que aquilo que foi, até à data, percorrido!!!!!  
Até lá!
Enviado por Mário Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário