domingo, 16 de outubro de 2016

CHINA VAI LANÇAR MISSÃO ESPACIAL TRIPULADA


 
How Hwee Young / EPA
Os astronautas chineses Jing Haipeng e Chen Dong preparam-se para o lançamento da nave Shenzhou-11
Os astronautas chineses Jing Haipeng e Chen Dong preparam-se para o lançamento da nave Shenzhou-11
A China vai lançar uma missão espacial tripulada esta segunda-feira, avança hoje a agência de notícias oficial Xinhua.
Os astronautas Jing Haipeng e Chen Dong vão estar a bordo da nave espacial Shenzhou-11 quando esta partir do centro de lançamento Jiuquan, no deserto Gobi, segundo a Xinhua.
Os tripulantes devem chegar ao laboratório espacial chinês, Tiangong-2, em 48 horas e aí ficar por mais 30 horas antes de regressarem à Terra.
Jing, um astronauta de 50 anos que já foi duas vezes ao espaço, vai comandar a missão até ao laboratório, que foi lançado em setembro.
Jing e Chen vão realizar projetos de investigação relacionados com reparação de equipamentosem órbita, medicina aeroespacial, física e biologia espacial, relógios espaciais atómicos e tempestades solares.
Pequim tem vindo a investir no seu programa espacial, na tentativa de acompanhar os progressos dos Estados Unidos e da Europa.
Anunciou em abril que quer enviar uma nave espacial “perto de 2020″ para orbitar Marte, aterrar e colocar um `rover` para explorar a superfície do Planeta Vermelho.
Pequim vê o programa espacial como um símbolo do progresso da China e da sua emergência como potência mundial.
O primeiro `rover` lunar foi lançado em 2013 e apesar dos problemas mecânicos, sobreviveu além das expectativas, deixando apenas de funcionar no mês passado.
No entanto, até agora, a China tem reproduzido apenas atividades em que os Estados Unidos e a União Soviética foram pioneiros há várias décadas.
A China pretende desenvolver a sua própria estação espacial em 2022 e enventualmente levar um dos seus cidadãos à lua.
/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário