domingo, 16 de outubro de 2016

Nazaré estreia-se no Mundial de ondas grandes

Para que a competição vá para a água, a Praia do Norte terá que registar ondas entre os seis e os 12 metros de altura.
Resultado de imagem para Nazaré estreia-se no Mundial de ondas grandes
À maior onda do mundo vão juntar-se os melhores surfistas mundiais de ondas grandes quando a Nazaré a receber o "WSL - Big Wave Tour - Nazaré Challenge 2016", etapa apresentada este sábado no Forte de S. Miguel Arcanjo.
"Este evento junta as melhores ondas do mundo com os melhores surfistas de ondas grandes", afirmou Bill Sharp, responsável da World Surf League (WSL) Big Wave Tour, cujo período de espera irá decorrer até ao dia 28 de fevereiro.
Para que a competição vá para a água, a Praia do Norte terá que registar ondas entre os seis e os 12 metros de altura e Peter Mel, comissário do BWT, considera que se estão reunidas todas as condições para a competição arrancar.
Depois dessa confirmação, os competidores terão 72 horas para largar tudo e viajar até à Nazaré.
Gary Linden, Fundador do Big Wave Tour, lembrou hoje os primórdios da competição, quando "ainda não havia tanta segurança [visto os surfistas não serem acompanhados de motas de água] mas havia muita paixão", e apelou ao espírito de "companheirismo" dos competidores daquele que considera ser "a maios perigosa e imprevisível competição" ligada ao mar.
A segurança foi também a tónica de Peter Mel, que ressalvou a importância de os surfistas "se apoiarem uns aos outros", ao longo da competição, onde os organizadores esperam ver "muito talento", mas também, garantir "o regresso de todos a casa".
Resultado de imagem para Nazaré estreia-se no Mundial de ondas grandes
A prova, considerada pelo presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, o reconhecimento da importância da Praia do Norte por parte da WSL, mas também "o 'disparo' mais alto desde que o Canhão da Nazaré começou a repercutir em todos os recantos do planeta", depois de o norte-americano Garrett McNamara ali ter surfado a maior onda do mundo.

Em prova na Nazaré estarão surfistas como o sul-africano Grant Twiggy Bake, atual campeão do Mundo, o norte-americano Greg Long, ex-campeão do Mundo e Garrett McNamara, lenda do surf de ondas grandes e pioneiro na Nazaré.
No alinhamento de vinte e quatro competidores e seis convidados, destaca-se a presença de quatro surfistas portugueses: Alex Botelho, António Silva, João de Macedo e Hugo Vau. O também português Nicolau Von Rupp está na lista de substitutos.
Dos 24 'big riders' que compõe as etapas, 11 transitaram do ano anterior e quatro serão surfistas premiados dos Big Wave Awards. A eles juntam-se ainda três 'wildcards' do BWT e seis convidados regionais.
Cada etapa terá um prémio monetário de 100.000 dólares (cerca de 91.000 euros), sendo que o campeão mundial ganhará também 100 mil dólares.
A prova portuguesa contará ainda com a atribuição de uma Bolsa de Exploração 'EDP Tour', no valor de 2.000 euros, atribuída no âmbito do programa EDP Mar Sem Fim e que será entregue ao surfista português melhor classificado na etapa
O Nazaré Challenge será um dos três eventos do Hemisfério Norte, substituindo assim o Punta Galea Challenge no calendário, já que a prova basca passa a evento de qualificação.

Fonte: Lusa
Foto: Jornal de Leiria


Nenhum comentário:

Postar um comentário