domingo, 16 de outubro de 2016

COREIA DO NORTE FALHOU TENTATIVA DE LANÇAMENTO DE MÍSSIL MUSUDAN


 
(dv) KNS / KCNA
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos
As Forças Armadas dos EUA afirmaram neste sábado que detectaram o lançamento fracassado de um míssil norte-coreano de médio alcance, do tipo Musudan, perto da cidade de Kusong, no noroeste da Coreia do Norte.
“O Comando de Defesa Aeroespacial Norte-Americano concluiu que o lançamento do míssil da Coreia do Norte não representou uma ameaça para a América do Norte”, afirma um comunicado militar divulgado em Washington.
A tentativa falhada terá ocorrido junto à localidade de Kusong, no noroeste da Coreia do Norte.
Segundo fontes militares, o projétil em questão trata-se de um míssil Musudan, com um alcance teórico de 2500 a 4000 quilómetros, com capacidade para atingir nomeadamente bases norte-americanas em Guam, no Pacífico.
“Condenamos fortemente este e outros testes com mísseis recentes da Coreia do Norte”, disse o comandante da Marinha norte-americana Gary Ross, porta-voz do Pentágono.
“Pretendemos manifestar as nossas preocupações na ONU para reforçar a determinação internacional de responsabilizar a RPDC por estas ações.”
Ross disse ainda que o compromisso dos EUA na defesa de seus aliados na região, incluindo a Coreia do Sul e o Japão, está “folheada a ferro” em face de tais ações norte-coreanas.
O Pentágono também informou que o lançamento fracassado do míssil neste sábado não representou uma ameaça para a América do Norte.
A Coreia do Norte não comentou as declarações.
Depois de cinco tentativas fracassadas, a Coreia do Norte lançou em junho um Musudan que voou cerca de 400 quilómetros até cair no Mar do Japão.
O ditador norte-coreano, Kim Jong-Un, declarou na ocasião que o teste foi um sucesso e uma prova da capacidade militar do país.
ZAP / DW / SN

Nenhum comentário:

Postar um comentário