domingo, 16 de outubro de 2016

Movimento Juventude Cristã de Portomar comemora 40 anos!

Fundado por Albino Petronilho e pelo Padre José Cunha, o Movimento Juventude Cristã de Portomar, no princípio dava pelo nome de "Nova Era". 
Os anos e as décadas foram passando, o nome mudou,os tempos mudaram, o mundo - aparentemente - evoluiu, mas todos podem ter a absoluta certeza de que o "espírito" e a "essência" permanecem bem vivos neste Movimento que tem como objetivo central ser "o seguimento da Catequese". Reunindo-se aos domingos, rapazes e raparigas dão vida e continuidade ao trabalho árduo e desinteressado que é feito há muito tempo em prol de uma comunidade jovem, que não tem idades pré-definidas: basta atentarmos para o facto de que "o jovem mais idoso"  atualmente conta com... 75 anos de idade!
"Direção Formal" é composta por 5 pessoas: João Terrível, José Sarilho, Juliana Lemos, Jonas Rua e Filipe Ribeiro. São eles que estão à frente das comemorações destes 40 anos de atividades, que vão acontecer em Novembro e são eles os que "convidam a população em geral a conhecer o Grupo, a sua história e, quem sabe, os planos para o futuro", pois os tempos atuais passam cada vez mais rápidos e a modernidade de pensamentos e ações está sempre presente em cada um destes jovens!
Mas, eles não ficam somente pelas suas reuniões, pelas missas ou pelos passeios que vão dando de quando em vez! Existe um coro juvenil que atua em casamentos e batizados, sob a batuta de André Monteiro e que tem recebido os mais rasgados elogios nas suas atuações. Esta é uma parte visível do muito que se faz neste Movimento Jovem... a ponta do iceberg que cada pessoa pode conhecer sem se aprofundar ainda mais. Mas, eles querem ir mais além!
Nos dias 4, 5 e 6 de Novembro acontecerão diversas atividades onde estarão presentes os atuais membros e também os mais antigos. Como exemplos pode-se dizer que vai ocorrer uma exposição fotográfica com presenças ilustres, para além de um Jantar na Quinta da Lagoa, no dia 5 de Novembro, cujas inscrições podem ser feitas através da página do Movimento no Facebook ou então, em alternativa, junto a qualquer membro da direção, pessoalmente. 
Tendo como objetivo primordial "unir as pessoas e ajudar na formação cristã", quem nele está afirma ser "uma enorme mais-valia partilhar com outros jovens o crescimento pessoal de quem já por cá anda a alguns anos!". Estas troca de ideias e esta visão partilhada entre todos "ajuda os mais novos a crescerem e os outros a continuarem a ser jovens... com a mente e o coração abertos!"
E assim se constrói bem uma sociedade! Onde quer que esteja, qualquer Grupo com esta mentalidade está a ajudar a fazer do mundo, algo melhor. Nestes Movimentos planta-se e semeia-se uma mensagem positiva, algo de bom que deve ser sempre encorajado por quem de direito... ou seja, todos nós!
Cabe-nos a nós, a sociedade como um todo, apoiar estas ações, estes encontros, estas oportunidades que vão procurando disseminar as boas palavras e, principalmente, as boas práticas. O mundo nunca foi perfeito (e nunca o será), mas são pessoas de boa fé, boa-vontade, onde se integram estes Movimentos por exemplo, que fazem com que o nosso dia-a-dia seja menos doloroso e que possamos acreditar na bondade do ser humano...
Este slideshow necessita de JavaScript.
Mira Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário