sexta-feira, 7 de outubro de 2016

CIENTISTAS DESCOBREM O MELHOR REMÉDIO PARA O MAU HÁLITO DEIXADO PELO ALHO


 
Investigadoras norte-americanas descobriram como neutralizar o mau hálito deixado pelo alho – e a solução pode ser tão simples como comer uma maçã ou mastigar folhas de hortelã.
Apesar de ser um elemento essencial na nossa gastronomia e de estudos já terem comprovado que o Allium sativum ajuda a reduzir o risco de cancro – especialmente no estômago, esófago e cólon -, além de diminuir os níveis de colesterol e açúcar no sangue, nada anula o facto de que o alho deixa o hálito com um aroma bastante desagradável.
Perante isto, relata a BBC, duas investigadoras do Departamento de Ciências e Tecnologias dos Alimentos da Universidade Estadual do Ohio, nos Estados Unidos, decidiram investigar a melhor forma de acabar com o problema.
“O alho tem um cheiro impercetível antes de ser triturado, mas quando cortado ou esmagado liberta um odor característico do enxofre“, explicaram Rita Mirondo e Sheryl Barringer na apresentação da pesquisa.
No seu artigo publicado na Journal of Food Science, as investigadoras da Universidade Estaual do Ohio reforçam que o consumo do ingrediente pode deixar um hálito indesejável durante quase 24 horas. “Por isso, é importante encontrar formas e mecanismos para acabar com o odor”, descreve o texto.
Mirondo e Barringer começaram a pesquisa comparando algumas frutas e vegetais na eliminação dos principais compostos voláteis – derivados do enxofre – associados ao hálito do alho: o dialil dissulfeto, o alilo mercaptana, o dissulfeto de metil-alilo e o sulfeto de metil-alilo.
Para combatê-los, as investigadoras testaram chá verde, folhas de hortelã, maçãs e alfaces, consumidas de diferentes formas.
As folhas de hortelã, por exemplo, foram analisadas cruas e como chá; as maçãs, cruas, quentes e no sumo; e a alface, crua e quente.
Na primeira experiência, os participantes mastigaram, durante 25 segundos, três gramas de alho. Em seguida, ingeriram um dos “remédios naturais” mencionados anteriormente. As investigadoras mediram então a concentração dos compostos voláteis.

O poder da hortelã

A conclusão da experiência é que, para eliminar o mau hálito provocado pelo alho, nada é melhor do que mastigar folhas de hortelã.
A pesquisa mostrou que a maçã crua, a alface (também crua) e as folhas de hortelã reduziram significativamente todos os compostos voláteis do mau hálito deixado pelo alho.
“As folhas de hortelã, contudo, tiveram um maior nível de desodorização quando comparadas com a maçã e à alface”, explica o estudo.
Mirondo e Barringer revelaram que todos os materiais analisados tiveram algum tipo de efeito positivo, menos o chá verde.
Os sumos de maçã e hortelã, contudo, não foram tão eficazes quanto os mesmos produtos consumidos crus e de forma triturada.
Uma possível explicação é que os alimentos crus contêm não apenas as enzimas que eliminam o cheiro, mas também compostos capazes de destruir os elementos voláteis.
ZAP / BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário