sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Digressão do grupo coral brasileiro Curitibôcas passa pelo Cineteatro Alba no domingo

O grupo coral Curitibôcas vai subir ao palco do Cineteatro Alba no próximo domingo, 9 de outubro, às 18h00, para apresentar o concerto “Rosas Para Noel”. O espetáculo constitui uma homenagem ao compositor, cantor, músico e sambista Noel Rosa que, apesar de uma vida curta – morreu aos 26 anos –, deixou uma marca profunda na música popular brasileira da primeira metade do século XX. A entrada é gratuita, mas sujeita a levantamento de ingresso.

No palco da Sala Principal do Cineteatro Alba vão estar 17 cantores, divididos entre sopranos, mezzo-sopranos, contraltos, tenores e baixos. Estarão acompanhados pelo percussionista Márcio Rosa e pelo guitarrista Dirceu José Saggin, que também dirige o grupo coral. O repertório é constituído por 16 canções; a maioria é composta por Noel Rosa, mas há também temas de outros autores, como Tom Jobim (“Águas de Março”), Edu Lobo (Upa Neguinho) e o português Zeca Afonso (“Venham Mais Cinco”). Destaca-se ainda a canção “Na Ribeira deste Rio”, com poema de Fernando Pessoa.

Noel Rosa nasceu no Rio de Janeiro a 11 de dezembro de 1910 e ficou conhecido como o “Poeta da Vila”. Ainda adolescente aprendeu a tocar bandolim de ouvido, passando depois para o violão. Cedo tornou-se uma figura conhecida da boémia carioca e desistiu do curso de Medicina para prosseguir uma vida de artista. Compôs as primeiras canções em 1929 e o sucesso chegou com o tema “Com que Roupa?”, um samba bem-humorado que hoje é considerado um clássico do cancioneiro brasileiro. Noel Rosa morreu a 4 de maio de 1937, após anos a lutar contra a tuberculose.


O Grupo Vocal Curitibôcas, sob a direção do maestro Dirceu Saggin, conta com 20 anos de carreira a promover a música popular brasileira. Originário de Curitiba, capital do Estado do Paraná, o grupo tem percorrido todo o Brasil em digressão e tem dado concertos em vários países. Nesta sua presença em Portugal, o Curitibôcas vai passar por Águeda, Albergaria-aVelha, Óbidos, Braga e Porto. 
_____________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário