sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Jovens de cinco países reúnem-se na Branca para discutir permacultura

Está a decorrer na Quinta das Relvas, na Branca, o intercâmbio internacional “Permaculture for All” que reúne 25 jovens oriundos da Bulgária, França, Portugal, República Checa e Turquia.

O encontro é promovido no âmbito do programa Erasmus+ da União Europeia e visa promover as temáticas da permacultura, da bioconstrução e da agricultura sustentável junto da população jovem. A organização é da associação Make Noise Portugal e da Quinta das Relvas, com o apoio do Município de Albergaria-a-Velha e da Junta de Freguesia da Branca.

Até ao dia 17 de outubro, os participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, podem partilhar experiências e colocar em prática os princípios da permacultura nas várias oficinas programadas. No dia 15, sábado, decorrerá o “Open Day”, em que a Quinta das Relvas estará aberta à comunidade. Neste dia, os jovens podem apresentar o trabalho efetuado durante a semana e conhecer a realidade concelhia através de encontros com associações locais.


A permacultura é um sistema de planeamento que visa a criação de ambientes humanos sustentáveis que respeitem a natureza. O termo surgiu nos anos 70 do século passado e a prática tem por base três princípios éticos: cuidar da terra, cuidar das pessoas e partilhar excedentes. Os praticantes da permacultura promovem a gestão cuidada dos solos e da água e defendem o modo de vida das populações tradicionais, que empregam métodos naturais. 

______________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário