sexta-feira, 7 de outubro de 2016

FUNCIONÁRIO DA NSA DETIDO PELO FBI POR DIVULGAR INFORMAÇÃO CONFIDENCIAL


 
O FBI prendeu no final de agosto um funcionário contratado da Agência de Segurança Nacional, onde trabalhou com o conhecido ex-analista Edward Snowden, sob a suspeita de ter divulgado segredos dos Estados Unidos, informou esta quinta-feira o Ministério da Justiça.
O homem detido pela Agência Federal de Investigação foi identificado como Harold Thomas Matin III, de 51 anos, originário de Glen Burnie (Maryland) e que a procuradoria federal acusa de ter roubado material classificado e retê-lo de forma ilegal, precisou em comunicado o Departamento da Justiça.
O suposto incidente sugere que, pela segunda vez em três anos, a NSA foi objeto de um roubo de dados, após Edward Snowden ter exposto, em 2013, os programas de espionagem em larga escala que a agência de segurança desenvolveu na sequência dos atentados do 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.
Thomas Martin III, que trabalhava para a empresa Booz Allen Hamilton (a mesma de Snowden), foi preso a 27 de agosto e formalmente acusado dois dias depois de roubo de segredos pelo executivo norte-americano, através de um tribunal do estado de Maryland.
Durante a detenção os agentes registaram o veículo e a casa do suspeito na localidade de Glen Burnie e encontraram documentos impressos e informação secreta em vários dispositivos digitais, acrescenta a nota da Justiça.
A procuradoria alega que, entre os arquivos encontrados, existem seis documentos classificados produzidos por um organismo governamental em 2014.
Em caso de condenação, o suspeito incorre numa pena máxima de dez anos de prisão por roubo de bens do Estado e outro ano de detenção por delito tipificado, como a apropriação não autorizada e retenção de materiais classificados.
/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário