sábado, 26 de novembro de 2016

ESTUDO REVELA QUE O “JET LAG” AUMENTA RISCO DE CANCRO NO FÍGADO


 
Um novo estudo do Baylor College of Medicine, nos EUA, revela que a alteração do relógio biológico produzida pelo “Jet Lag” interrompe os ritmos metabólicos do fígado, o que pode provocar a acumulação de gordura e ácidos biliares, fatores que aumentam o risco de cancro.
Os nossos corpos foram feitos para estar acordados durante o dia e para dormir durante a noite. Voar no meio da luminosidade quando o seu corpo acha que é de noite e comer comida de avião na altura em que costuma estar a dormir perturba o nosso ritmo circadiano – o que pode ser fatal.
O estudo, publicado na revista Cancer Cell, usou a luz para controlar os padrões de sono de cobaias, simulando assim a rutura de ritmos do corpo humano causado pela alteração do ciclo de sono.
“Queríamos saber se o Jet Lag é suficiente para induzir cancro em ratos bem alimentados, sem manipulação genética, nem radiação”, explicou o professor David Moore, o principal autor do estudo.
Os especialistas apagaram em horários diferentes as luzes das salas nas quais estavam as cobaias e, após algum tempo, descobriram que os animais tinham perdido o controlo do seu metabolismo.
Esse descontrolo fez com que as cobaias aumentassem de peso, desenvolvendo uma doença hepática gordurosa que evoluiu para inflamação crónica e, em alguns casos, cancro do fígado.
As cobaias perderam o controlo normal do metabolismo hepático, o que incluiu não só o a acumulação de gordura, mas também aumentou a produção de ácidos biliares.
“Encontramos outro fator, a produção elevada de ácidos biliares, que o fígado produz para ajudar a digerir as gorduras. Potencialmente, podem ser tóxicos“, destacou Moore, citado pelo Science Daily.
De acordo com o especialista, estudos anteriores ligaram altos níveis de ácidos biliares ao cancro de fígado – não apenas em animais, mas também em seres humanos.
Os cientistas esperam continuar a investigação para descobrir medicamentos que possam evitar que o Jet Lag afete os níveis de ácidos biliares no fígado, com o objetivo final de prevenir o cancro.
BZR, ZAP
_________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário