sábado, 26 de novembro de 2016

HAWKING AVISA: APOCALIPSE PELO IMPACTO DE ASTERÓIDE VAI MESMO ACONTECER

 

O físico teórico Stephen Hawking – provavelmente, o maior do nosso tempo.
Stephen Hawking está certo de que o impacto de um asteróide vai acabar com a vida na Terra. O famoso astrofísico fala de uma “ameaça devastadora” com potencial para “limpar por completo” a humanidade.
“Uma das maiores ameaças à vida inteligente no nosso universo é a alta probabilidade de um asteróide colidir com planetas habitados“, considera Stephen Hawking numa intervenção citada pelo jornal britânico Express, no âmbito do movimento global Asteroid Day que tem no guitarrista dos Queen Brian May, que também é astrofísico, um dos mais famosos apoiantes.
Hawking já tinha alertado que a humanidade pode autodestruir-se nos próximos 100 anos e agora, avisa que os “asteróides pesados” existentes no espaço são uma perigosa ameaça para a nossa espécie.
Ele considera que as “rochas espaciais monstruosas” são “uma das maiores ameaças à humanidade” por terem a capacidade para “limparem por completo a vida” na Terra, conforme cita o Express.
Recentemente, foi notícia que a NASA e a ESA, as agências espaciais norte-americana e europeia, respectivamente, estão a preparar uma missão ao espaço no sentido de testar tecnologias que possam vir a ser usadas para desviar um asteróide em rota de colisão com a Terra.
A NASA tem manifestado especial atenção ao chamado “asteróide da morte“, o Bennu, que pode um dia vir a colidir com a Terra.
Mas apenas uma pequena parte dos asteróides que existem no espaço foi identificada e a campanha Asteroid Day visa consciencializar o planeta para a necessidade de investir mais recursos para aumentar essa identificação.
“A forma de proteger a Terra e a vida do impacto de um asteróide é encontrá-los primeiro”, salienta o astronauta da Apollo 9, Rusty Schweickart, que foi um dos fundadores do Asteroid Day, citado no sitedo movimento.
“Estamos a tentar impulsionar a média de detecção destes possíveis objectos de impacto em 100 vezes“, explica por seu turno Brian May, também citado na mesma página.
SV, ZAP
_____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário