sábado, 26 de novembro de 2016

Poeta Mário Cesariny homenageado por artistas hoje nos dez anos da morte

Resultado de imagem para Poeta Mário Cesariny homenageado por artistas hoje nos dez anos da morte
O poeta Mário Cesariny vai ser homenageado hoje, no décimo aniversário da morte, com uma sessão performativa e poética realizada por artistas de várias áreas, na Casa da Liberdade, em Lisboa.
A sessão, organizada pela Perve Galeria, decorre entre as 17:00 e as 20:00, na Casa da Liberdade - Mário Cesariny, que a entidade criou há três anos como tributo à obra do poeta e artista plástico, falecido há exatamente dez anos.
Desenhos, pinturas, poemas-objeto, colagens e esculturas que Cesariny realizou entre os anos 1940 e 2000, serão o pano de fundo do tributo, na exposição "Evocando Mário Cesariny", patente até 17 de Dezembro.
Considerado um dos principais representantes do movimento surrealista em Portugal, Mário Cesariny de Vasconcelos (1923-2006) foi poeta, pintor, e também desenvolveu um trabalho intenso de recolha, compilação e arquivismo das atividades artísticas.
Na sessão, vão participar Rogério Samora, André Gago, "Os Pato Bravo" (Frederico Coutinho, Marina Albuquerque, Pedro Sousa Loureiro, Sara Inês Gigante, Tania Leonardo e Vítor Silva Costa), e a artista alemã Regina Frank apresentará a performance "Collection Tautologique & Moral", com participação de Isadora Lima, João Rodrigo Neto e Rita Frazão.
Quando morreu, Mário Cesariny foi provisoriamente sepultado no Talhão dos Artistas do Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.
Por iniciativa de várias entidades, os restos mortais do poeta vão ser trasladados para um jazigo individual, no mesmo cemitério, a 08 de Dezembro, revelou esta semana à agência Lusa fonte da Casa Pia de Lisboa.
Mário Cesariny recebeu vários prémios pela obra escrita e pela criação plástica, nomeadamente o Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores, e o Grande Prémio EDP de Artes Plásticas.
Cesariny depositou a sua obra plástica na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário