quinta-feira, 4 de maio de 2017

360º - As histórias e o álbum de fotos e vídeos do português que esteve 6 dias na Coreia do Norte; como foi e quem mentiu mais no debate Macron-Le Pen

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... a rainha inglesa Isabel II acaba de convocar de urgência todos os funcionários do palácio de BuckinghamEm causa pode estar a saúde da própria Rainha ou do marido, especula a imprensa britânica.

Foi mais uma noite de protestos na Venezuela, com mais vítimas. Houve pelo menos um morto e centenas de feridos. O governo português diz estar preparado para apoio de emergência aos portugueses.

Os EUA testaram o segundo míssil nuclear intercontinental no espaço de uma semana. É mais um aviso à Coreia do Norte, onde imagens das instalações nucleares mostram uma actividade crescente.
 
Por cá, duas entrevistas bloquistas em destaque. Ao Público e Renascença, Francisco Louçã garante que "não vai haver processo de substituição do governador Carlos Costa no Banco de Portugal"; à Antena 1, Mariana Mortágua diz que ainda "há muito para cumprir no acordo com o PS".

Todos os jogos da I Liga da próxima época vão ter vídeo-árbitro. O anúncio foi feito esta manhã pela Federação.

O WhatsApp esteve em baixo em todo o mundo na noite de ontemFoi o caos enquanto não se resolveu. A empresa ainda não deu explicações. Há também um caso de fraude em curso através do Google DocsO melhor é não clicar no link suspeito (neste pode).

Outra informação relevante

Ela chamou-lhe capitalista, menino do sistema e complacente com o terrorismo. Ele atacou-as nas questões da emigração, do nacionalismo e do extremismo. Foi um debate duro, caótico, de mais de duas horas, o único entre Marine Le Pen e Emmannuel Macron antes das eleições presidenciais francesas de domingo. A Ana França fez o apanhado do que disseram e como se posicionaram os dois candidatos em três temas essenciais (descontando as provocações e rótulos dela e os contra-ataques e as tentativas de manter o tom dele). Pode também voltar a ler todo o direto que fizemos durante o frente a frente.


Na análise dos jornais, Le Pen é também o alvo. O Le Monde fala das "19 intoxicações de Le Pen", o Libération diz que "com Le Pen é impossível o debate", o Figaro dá como título ao editorial "A cólera e a razão". As sondagens finais dizem que foi Macron o grande vencedor e o The Guardian já antecipa o que significará a vitória do líder do movimento "Em Marcha" para a Europa.

Outros temas:
Há mais uma vítima do jogo suicida Baleia AzulUma jovem de 15 anos está internada no Porto com cortes nas mãos, braços e peito. O JN escreve que recebia instruções por telemóvel. A polícia intensificou os avisos. O CM diz que os casos estão a alastrar.

A CGD vai mesmo ter de entregar  informação sobre os grandes devedores do banco públicoO Tribunal da Relação voltou a recusar os recursos apresentados pela Caixa e pelos supervisores. Mas o Banco de Portugal vai recorrer novamente.

Banco de Portugal que está preocupado com a fraca produtividade do trabalho no nosso país.

A política caseira só se agitou a polémica entre o CDS e os sindicatos. Cristas acusou o Governo de permitir "cunhas" no processo dos precários. UGT e CGTP responderam assim. Já Nuno Magalhães, em entrevista à Rita Dinis, reposicionou o partido: "O CDS não deve ser eurocético", disse. 

Nota ainda para as palavras de António Costa dizendo que o seu governo está a dar continuidade à política social de António Guterres. Ou seja, salta por cima da de Sócrates, é isso?

Ah, esperem, há uma outra polémica em curso. O deputado do PS Ascensões Simões prometeu um "par de bofetadas" ao colunista do Observador João Marques de Almeida por causa deste artigo. Já teve reação.

Afinal, o terço de Joana Vasconcelos em Fátima não é uma originalidade. Há outros semelhantes. Mas a artista plástica nega quaisquer plágios ou cópias.

A pouco mais de uma semana do Centenário das Aparições e da visita do Papa, vale a pena também recordar quais são afinal os três segredos de Fátima.

No futebol acabou (pronto, quase) o sonho de Leonardo Jardim (e Bernardo Silva e Moutinho) na Liga dos Campeões. O Mónaco perdeu em casa com a Juventus por 0-2 na primeira mão da meia-final e vai a Itália semi-derrotado. Culpa de Hinguain. E da "Vecchia" experiência dos italianos.

Os nossos especiais

João Correia esteve seis dias na Coreia do Norte. Entrou para correr a maratona e percorreu o país mais fechado do mundo. Em conversa com a Marta Leite Ferreira, o português de 29 anos contou o que viu (no campo e nas cidades), os limites que lhe foram impostos logo na fronteira (religião e pornografia não entram) e os mitos que não se confirmaram (há Coca-cola e mais que duas estações de metro). E mostrou também o álbum de mais de 100 fotos e vídeos.

Autárquicas, PS e dívida foram os três temas principais da entrevista de Ana Catarina Mendes ao Observador. A nº 2 do Partido Socialista considera que a vitória de Rui Moreira no Porto será uma vitória socialista, defende que Portugal peça o debate sobre a dívida pública na Europa, e fala sobre as não respostas de Costa no Parlamento e a investigação a José Sócrates. Tem o resumo em 46 tweets, se preferir.

Ronaldo, o extraterrestre, o grande chefe, o único. Foi assim que os jornais reagiram a mais dois recordes e à exibição de sonho do português na primeira-meia final da Liga dos CampeõesO Bruno Roseiro foi falar com Aurélio Pereira que lhe conta como foi descoberta, oleada e funciona esta máquina chamada CR7. E como ela está para durar.


A nossa opinião
Notícias surpreendentes

“A Cidade Perdida de Z”, o novo filme de James Gray, é o destaque das estreias no cinema desta semana. Mas o Eurico de Barros não gostou desta "aventura encalhada em terra de ninguém". Por isso dá-lhe só duas estrelas e outras sugestões de filmes para ir ver.

A praia mais bonita da Europa fica... na Arrábida. Galapinhos, ali depois de Setúbal e a meio da serra, foi eleita a melhor praia europeia pelo site de viagens European Best Destinations, que a considera "a praia perfeita na natureza mais pura". Mais há mais 14 em que apetece mesmo dar um mergulho.

O herói da vitória de Portugal no Europeu de futebol vai casar. Éder anunciou ontem o seu noivado com a modelo bela Sanna Ladera nas redes sociais com um simples "Ela disse que 'sim'".

Este é um fenómeno raro, muito raro. O Grand Canyon, no Arizona, EUA, ficou coberto de nuvens. Acontece habitualmente apenas de dez em dez anos.

Bons temas para ler devagar, as notícias sempre atualizadas e histórias 'bonitas' para lhe animar o dia. É o que fazemos no Observador. Passe por cá

Tenha uma boa quinta-feira, feliz e produtiva
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário