quinta-feira, 4 de maio de 2017

Rússia, Turquia e Irão acordam criar quatro zonas seguras na Síria

A Rússia, a Turquia e o Irão acordaram hoje criar quatro zonas seguras na Síria, durante as negociações sobre o cessar-fogo em Astana, com a presença de representantes do Governo de Damasco e de parte da oposição.

Resultado de imagem para Rússia, Turquia e Irão acordam criar quatro zonas seguras na Síria

"Como resultado (da quarta ronda de negociações do cessar-fogo), os países garantes aceitaram assinar um memorando para criar zonas de redução da tensão na Síria", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros do Cazaquistão, Kayrat Abdrajmanov.
Dois membros da delegação que representa a oposição armada abandonaram a reunião em protesto contra a presença do Irão como país garante, enquanto a maior parte do resto dos opositores assistiu à assinatura do documento.
A oposição acusa o Irão de ser uma parte envolvida na guerra, que já matou quase 320.000 pessoas.
O acordo hoje assinado define a criação de quatro zonas, no norte, centro e sul da Síria, mas não foi adiantado qual o método para reduzir a violência nestas áreas.
A criação das "zonas de desescalada", proposta pela Rússia, visa "pôr imediatamente fim à violência" e "criar condições para um regresso em segurança e voluntário dos refugiados", disseram fontes próximas do processo à AFP na quarta-feira.
Segundo o projeto, "zonas de segurança" seriam criadas em volta de "zonas de desescalada", com postos de controlo operados conjuntamente pelo exército sírio e pelos rebeldes.
A ONU estima que pelo menos 320 mil pessoas morreram e milhões foram obrigadas a fugir desde o início do conflito armado na Síria, em março de 2011.
Fonte: Notícias ao minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário