quinta-feira, 4 de maio de 2017

“Dentro da Caixa” vence Concurso de Ideias de Negócio de Albergaria-a-Velha

“Dentro da Caixa”, projeto de criação de uma marca associada a produtos tradicionais gourmet da região, apresentado pelos alunos Tomás Silva, Diogo Quintas, Alexandre Mortágua e Vasco Flamengo, do Colégio de Albergaria, foi a ideia vencedora do Concurso de Ideias de Negócio de Albergaria-a-Velha. A terceira edição da prova do Programa de Empreendedorismo Escolar, dedicada aos alunos do Ensino Secundário e Profissional, decorreu ontem à noite no Cineteatro Alba.

 As três ideias vencedores foram contempladas com missões empreendedoras a empresas, incubadoras e centros empresariais, em Lisboa (1.º prémio), Porto (2.º) e S. João da Madeira (3.º). O segundo lugar do concurso foi atribuído ao projeto “ParkingSlot”, uma aplicação GPS que indica lugares de estacionamento disponíveis aos condutores aderentes, apresentada por Ruben Rocha, Marcos Rodrigues e Micael Silva, da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha. O terceiro lugar foi para “AAM – Aplicação e Alerta de Medicamentos”, uma aplicação que permite alertar os pacientes da toma de medicamentos, com capacidade também para avisar o médico responsável, apresentada por Fabiana Silva, Cristiana Martins, Tiago Campos e João Pereira, também da Escola Secundária de Albergaria-aVelha.

A edição deste ano do Concurso de Ideias de Negócio permitiu juntar os jovens aos empresários locais que, em duas sessões de 60 minutos, deram conselhos aos participantes finalistas. O Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, enalteceu a iniciativa, evidenciando as pontes que se estabelecem entre a escola e as empresas. “Os alunos e a escola devem aproveitar estas oportunidades; no meu tempo não havia experiências como esta e é importante que os alunos consigam aproveitar tudo aquilo que os empresários têm para mostrar”, referiu o Autarca. Os mentores dos projetos – muitos deles estiveram presentes na cerimónia de ontem – são das empresas MESMO IT, Conjuga Segmento, Spartec, MP Consulting, Soul4Biz, Metalusa, MPD, Wise4Biz, Keypartner, Optipower, Metalegi e Palbit.

O júri do concurso era composto por José Valente, da SEMA – Associação Empresarial; João Duarte, da AJE – Associação de Jovens Empresários de Albergaria-a-Velha; Francisco Banha, da GesEntrepreneur; Susana Carvalho, da AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro; e José Gomes, do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.

 O Programa de Empreendedorismo Escolar de Albergaria-a-Velha envolve 46 turmas e 32 professores dos quatro ciclos de ensino, 1.º, 2.º 3.º, Secundário e Profissional. Neste ano letivo participam mais de 860 alunos dos dois Agrupamentos de Escolas do Concelho, Albergaria-a-Velha e Branca, e do Colégio de Albergaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário