domingo, 11 de junho de 2017

Eu, Psicóloga: 5 pesquisas científicas que provam que ser solteiro tem suas vantagens

Tom Jobim estava errado: é possível sim ser feliz sozinho


Ter um “mozão”, uma metade da laranja, um amor para chamar de seu é uma ótima ideia. Mas há cada vez mais provas científicas de que a vida de solteiro tem lá suas vantagens, e essa é uma ótima notícia no nosso Brasil de 77 milhões de almas sem par, número que só tende a aumentar. Separamos cinco pesquisas que mostram que Tom Jobim estava errado e é possível sim ser feliz sozinho. Confira:

1. Solteiros têm laços mais fortes com seus amigos e parentes

Uma relação estável te torna menos propenso a se manter em contato com seus amigos, pais e irmãos. A descoberta foi revelada em 2015 na pesquisa de Natalia Sarkisian, do Boston College e de Naomi Gerstel, da Universidade de Massachusetts Armherst, que afirmam que você também tende a parar de ajudar as outras pessoas da sua vida e de receber ajuda delas quando está em um relacionamento.

2. Solteiros valorizam mais um emprego significativo

É muito difícil fazer alguém casado e de bem com a vida admitir que o próprio emprego, embora dê um salário razoável, não é uma fonte de satisfação pessoal. Por outro lado, quase ninguém acredita em uma pessoa solteira quando ela afirma que trabalhar lhe dá prazer e é fonte de desafios genuínos. A afirmação é vista como uma tentativa de se convencer de que a vida pode ser boa sem um cônjuge. Para evitar que essa série de preconceitos e estereótipos afetassem os resultados de sua pesquisa, Monica Johnson, da Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos, abordou o assunto de maneira diferente.

Ela perguntou a estudantes de ensino médio sobre suas pretensões em relação à satisfação profissional, e com base nas respostas os dividiu em duas categorias básicas: os que queriam um trabalho motivador e desafiador e os que se importavam com aspectos práticos da profissão, como renda e possibilidades de ser promovido. Não deu outra. Anos depois, a maioria esmagadora dos membros da segunda categoria estavam casados, enquanto uma boa parcela dos que se preocupavam com a motivação eram solteiros convictos.

3. Solteiros são mais resilientes

Se todo esse papo de motivação no trabalho e amor pela profissão não foram suficiente para te convencer, talvez ajude saber que os solteiros se dão melhor com a bad, também. E não estamos falando de uma bad qualquer. Umrelatório da fundação RAND, que ajuda na recuperação de militares americanos feridos nas operações realizadas no Oriente Médio após os ataques terroristas de 11 de setembro, revela que os ex-combatentes solteiros têm menos chances de sofrer com estresse pós-traumático e desenvolver obesidade e depressão que seus colegas casados ou divorciados.

4. Solteiros praticam mais exercícios

O solteiro, ao que tudo indica, tem mais motivação para sair e queimar calorias. Uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha em 2011 demonstrou que 76% dos homens e 63% das mulheres que não cumprem a quantidade de exercícios semanais considerada ideal para manter uma vida saudável são casados.

5. Solteiros dormem melhor


Se você divide a cama com alguém, é bem mais difícil dormir uma noite inteira sem perturbações. E isso vai muito além de simplesmente acordar com o ronco do parceiro. Segundo esta pesquisa, se você e seu cônjuge se dão melhor com períodos diferentes do dia, os períodos de sono não serão sincronizados, o que pode interferir na saúde sexual do casal e diminuir até a qualidade das conversas entre os dois. Há, por outro lado, provas de que a sensação de segurança transmitida pelo parceiro gera alterações hormonais benéficas para o sono. Nada que justifique acordar com uma batida na porta da geladeira em plena madrugada.

Debora Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário