quinta-feira, 8 de março de 2018

360º (acrescentada) - O dia-a-dia de Pedro Dias, o preso 76 que hoje conhece a sentença; há mesmo um cerco da Justiça ao Benfica e a Vieira?

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... na Operação e-toupeira, Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do Benfica, saiu em liberdade e pode exercer e ir à Luz, apenas está proibido de contactar os outros arguidos. Já José Silva, o técnico informático do Instituto de Gestão Financeira que trabalhava nos tribunais de Fafe e Guimarães e lhe passaria informações judiciais, ficou em prisão preventiva. Usaria uma 'password' roubada a uma assessora da procuradora Maria José Morgado.

Durante o interrogatório, Paulo Gonçalves e José Silva ficaram em silêncio. Antes, o Benfica tinha anunciado que vai enviar enviar à PGR documentos internos da PJ que circulam na net desde fevereiro


Ainda na Justiça, Pedro Dias, o assassino que andou fugido mais de um mês depois de matar cinco pessoas, vai conhecer hoje a sentença. Mas não estará presente no tribunal em Viseu: acompanhará a sessão por videoconferência por questões de saúde

E como tem sido o dia a dia do preso 76 na única cadeia de alta segurança do país? A Cátia Bruno reconstituiu  o que faz Pedro Dias entre as 8h00 e as 19h00 na cadeia de Monsanto: come e toma banho na cela, tem acesso a livros (um dos primeiros que leu foi ‘Equador’ de Miguel Sousa Tavares), vai ao pátio, mas recebe as visitas da família separado por um vidro.

Outra informação importante 

Com a nova guerra comercial de Trump e o impasse político em Itália, o BCE vai mesmo pôr fim aos estímulos económicos em Setembro? É com esta dúvida que um Conselho do Banco Central Europeu partido ao meio reúne hoje, a seis meses do fim previsto do programa de quantitative easingHaverá desmame nas ajudas de compra de dívida ou cautela e adiamentos, Edgar Caetano?

Este fim-de-semana há congresso do CDS. Quantas direitas cabem dentro do partido agora liderado por Assunção Cristas? A sucessora de Portas não quer "rótulos", mas vai ser confrontada com as velhas tensões do partido. Onde está o CDS: ao centro, à direita ou a meio-caminho? O Miguel Santos Carrapatoso foi ouvir centristas. Filipe Lobo d'Ávila é um dos que questiona o protagonismo da líder. Em entrevista ao JN, Cristas diz que se está a preparar para ser "primeira escolha". E ao Público e à RR, Adolfo Mesquita Nunes já vê o CDS a caminho de um "resultado histórico".

No PSD, Rui Rio anunciou o que parece ser uma 'revolução' na organização do partido. Cria o Conselho Estratégico Nacional, presidido por David Justino, que vai elaborar o programa e falar em nome dos sociais-democratas. E esvazia o papel da bancada avançando com uma estrutura com 16 coordenadores e porta-vozes nacionais. Além disso, terá um apoiante como candidato à maior distrital do PSD, a do Porto.


No dia da Mulher, destaque para um estudo do Observatório das Desigualdades, noticiado pelo Público, que mostra que as portuguesas ganham por hora em média menos 17,5 cêntimos que os homens. O Eurostat destaca Portugal como o país em que o fosso salarial de género mais cresceu entre 2011 e 2016.

O plano de segurança para os aeroportos está há meio ano para apreciação políticaFoi decidido ser revisto em maio, um ano depois da fuga de emigrantes ilegais no aeroporto de Lisboa, e entregue em outubro em Conselho de Ministros, escreve o DN.

A Ponte 25 de Abril vai ter trabalhos de manutenção durante dois anosCustarão 18 milhões de euros. O anúncio foi feito já depois de ser conhecida a capa da da Visão, que dá conta de um estudo do LNEC a alertar para riscos graves na estrutura da travessia sobre o Tejo.

A zona frontal do Palácio do Mafra está interdita: há risco de queda dos sinos.


Em Inglaterra, já se sabe que foi um composto químico nervoso que matou o ex-espião russo Sergei Skripal e deixou a sua filha em estado grave.

Nos EUA, foram descobertos vídeos de um dos 13 filhos mantidos acorrentados pelos pais. A rapariga que fugiu e denunciou o caso vivia em cativeiro, mas na Internet era youtuber e tinha redes sociais. Publicava vídeos a cantar numa conta do YouTube com um nome falso cujas letras revelavam o que se passava com ela e os irmãos.

Na Liga dos Campeões, a Juventus e o Manchester City juntaram-se ao Real Madrid e ao Liverpool nos quartos de final. A equipa italiana conseguiu vencer o Tottenham (2-1) em casa depois do empate (2-2) da primeira mão em Itália. Os de Manchester até puderam perder com o Basileia (1-2), depois da goleada na Suíça.


Os nossos especiais

José Bettencourt, recém-nomeado embaixador do Vaticano, é das figuras mais influentes em Roma. Chefe de protocolo do Papa, preparou em 8 dias o encontro de Shimon Peres com Mahmoud Abbas, recebeu Trump e Marcelo. O João Francisco Gomes conta a vida do homem que queria ser um simples padre.

O impasse político e a vitória do populismo e dos partidos anti-sistema e anti-Europa em Itália foi o tema do Conversas à Quinta desta semana. José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto dizem que Itália continua a ser um inesgotável laboratório de imaginação política capaz de surpreender os mais experientes.

A nossa opinião

  • José Manuel Fernandes escreve sobre as eleições em Itália e os problemas da imigração: "O cosmopolitismo das elites impede-as de perceber o mal-estar que as mais recentes vagas migratórias geraram um pouco por toda a Europa. É uma cegueira que tem aberto as portas a todos os populismos". 
  • Helena Garrido escreve sobre o Novo Banco e os velhos problemas: "As acusações de má gestão que a Comissão Europeia faz ao Novo Banco têm de ser levadas a sério. Ou Bruxelas anda a brincar com coisas sérias".
  • Paulo Tunhas escreve sobre a amizade dos corruptos: "Há uma corrupção que se organiza em torno dos que precisam de “amigos” que “defendam os seus privilégios, que os ajudem perante as mutações do poder”. Portugal anda cheio de “amigos” destes".
  • Eu escrevo sobre as reações contra o novo emprego de Passos Coelho: "As redes das redes chegaram duas vezes ao grau máximo da indignação. Agora, por Passos ir dar aulas numa Universidade Pública. E antes, com a infame pergunta sobre como Sócrates pagava as contas".
  • Ruth Manus escreve sobre o dia da Mulher: "Nesse 8 de março aja com as mulheres da forma como você gostaria que os outros homens agissem com as mulheres da sua vida".
Notícias surpreendentes
Chega hoje ao cinema 'Lady Bird', a história de uma adolescente inquieta e da sua mãe preocupada. Nomeado para cinco Óscares, o filme que marca a estreia da actriz Greta Gerwig a solo acabou sem nenhum (com alguma injustiça, digo eu). Já o Eurico de Barros fala de uma comédia bem escrita e interpretada a que dá 3 estrelas. E sugere ainda estas três outras opções.

A Moda Lisboa começa amanhã no Pavilhão Carlos Lopes. Além dos desfiles, há 10 marcas portuguesas que vale mesmo a pena conhecer.

Ainda na moda, ao fim de 82 anos, a Lacoste alterou pela primeira vez o símbolo do crocodilosubstituiu-o por imagens dos 10 animais mais ameaçados do mundo. A coleção esgotou em menos de uma semana.


Hoje vamos seguir em direto, a partir das 14h30, a sentença de Pedro Dias, acusado de cinco homicídios, e mais tarde, depois das 20h05, o jogo do Sporting na Liga Europa. Mas até lá, durante e depois, terá muito mais para ler no Observador

Boa quinta-feira (neste dia que a Google dedica a 12 mulheres especiais e que vez a McDonald's virar o logótipo ao contrário
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário