quinta-feira, 8 de março de 2018

Conhecimento Humano - Reflexão Filosófica e Transformação Pessoal

Resultado de imagem para Reflexão Filosófica e Transformação PessoalA filosofia não é um pensar qualquer, mas um pensar reflectido. Reflectir é retomar o próprio pensamento, pensar o já pensado, voltar para sí mesmo e colocar em questão o que já se conhece. O Ser humano, no quotidiano da vida é levado à momentos de parada a fim de retomar o significado dos seus actos e pensamentos e nessas horas é solicitado a reflectir. A reflexão sugere um aprendizado constante com as experiências da vida. Avaliar os actos, comportamentos, posturas e a relação com os outros é condição inerente à reflexão. A demonstração mais coerente do ato de reflectir ocorre quando o indivíduo analisa, toma consciência e reconhece as experiências negativas e os erros cometidos e, consequentemente assume novos comportamentos.

Reflectere em latim significa fazer retroceder, voltar atrás. A reflexão pode ser comparada à imagem refletida no espelho, pois há um "desdobramento" da nossa figura, pois estamos aqui e estamos lá. Portanto, no reflexo da luz, a nossa imagem vai ate o espelho e retorna.

Os indivíduos quando cultivam e exercitam a reflexão são incentivados a examinar o mundo em que vivem sob um novo ângulo; são forçados a comparar, contestar e buscar respostas a novas questões sobre si próprios, sobre a natureza e a sociedade.

A reflexão desperta uma nova visão do mundo em que vivemos e desenvolve a consciência crítica, superando a concepção ingénua e alienada sobre os fatos que compõe a realidade social. Na medida em que os indivíduos compreendem a realidade social através da reflexão surge a necessidade maior de participação efectiva para modificar e transformar esta realidade.

Por Professor Aloíso

Nenhum comentário:

Postar um comentário