quinta-feira, 8 de março de 2018

Professor Aloísio‎

Resultado de imagem para livros de filosofia abertos
Segundo Gramsci, um filósofo italiano contemporâneo, "não se pode pensar em nenhum homem que não seja também filósofo, que não pense, precisamente porque pensar é próprio do homem como tal". Isso significa que as questões filosóficas fazem parte do cotidiano de todos nós. Todos nós somos filósofos, no sentido bem amplo, porque todos têm a capacidade de pensar.

Todos nós podemos filosofar e superar o ACHISMO que marca o dia-a-dia das pessoas. Eu acho. Eu acho... Não basta achar. É preciso ter a capacidade de pensar com coerência. Existe uma diferença profunda entre o eu acho e o eu penso. O pensar exige método e profundidade na análise. O nosso desafio é pensar filosoficamente.

O sentido do nosso desafio é partir do senso comum (aquilo que nós aprendemos no dia-a-dia, com nossa família, as crenças passadas para nós desde nossa infância, o conhecimento vulgar conseguido através das experiências adquiridas no decorrer da vida) e superá-lo. Isso não significa que o senso comum seja inferior em relação às demais formas de conhecimento. Mas, nós precisamos superar o conhecimento do senso comum. Afinal, estamos numa esfera de estudos para produzir conhecimento com bases filosóficas e científicas.

O ato de pensar filosoficamente possui um caminho que nos permite pensar de modo mais amplo e coerente. Por isso, vamos analisar as características da reflexão filosófica.

Aproveitamos algumas idéias das professoras Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, lançadas em seu livro Filosofando: introdução à filosofia (ver bibliografia), para facilitar nosso entendimento das características do pensamento filosófico. Vejam as características da reflexão filosófica.

Radical: a palavra latina radix, radicis significa raiz, e no sentido figurado, fundamento, base. Portanto, a filosofia é radical não no sentido corriqueiro de ser inflexível, mas enquanto busca explicar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir. Por exemplo, a filosofia das ciências examina os pressupostos do saber científico, do mesmo modo que, diante da decisão de um vereador em aprovar determinado projeto, a filosofia política investiga as raízes (os princípios políticos) que orientam sua ação.

Rigorosa: enquanto a "filosofia de vida" não leva a conclusões até as últimas conseqüências, e nem sempre capaz de examinar os fundamentos delas, o filósofo deve dispor de um método claramente explicitado a fim de proceder com rigor, garantindo a coerência e o exercício da crítica. O filósofo usa uma linguagem rigorosa para evitar ambigüidades ou duplas interpretações. Isso possibilita a discussão das suas teses a partir de conceitos claros e precisos.

De conjunto: enquanto as ciências são particulares porque se ocupam somente com o seu objeto de estudo, a filosofia é de conjunto porque analisa a questão de forma global, isto é, examina os problemas sob a perspectiva de conjunto, relacionando os diversos aspectos entre si. A filosofia visa ao todo, à totalidade.

Recorremos também à contribuição do professor Agostinho José Soares, no livro Introdução ao Pensamento Filosófico (ver bibliografia). Leiam atentamente a sua definição de filosofia.

Vamos, agora, ver como o próprio professor Agostinho explica o que significa cada uma das características. Nosso objetivo é fazer uma adaptação do texto do professor Agostinho para reforçar o entendimento das características da reflexão filosófica.

Criticidade: a palavra criticidade vem de crítica. Crítica significa exame, arte de julgar o valor, critério. Esta idéia de analisar minuciosamente o objeto nos dá a idéia de crítica como uma característica da reflexão filosófica, mas também como uma postura do filósofo. Criticar é ter o cuidado de estabelecer critérios.

Radicalidade: é necessário que a reflexão filosófica seja radical, ou seja, que ela busque a raiz, a origem, os fundamentos. O conhecimento que não vai às raízes da questão, é um conhecimento ingênuo ou é manifestação de uma consciência ingênua.

Totalidade: a filosofia está interessada na reflexão sobre a totalidade. Para haver a compreensão real dos fatos, é preciso inseri-los no contexto do qual fazem parte. Deve-se levar em consideração o contexto sócio-político-econômico no qual está inserido o problema analisado.

Estas são as características da reflexão filosófica, que só podem ser entendidas em seu conjunto. Não há necessidade de decorá-las, através de um trabalho de memorização pura e simples. O mais importante é compreender como é fundamental ter atitudes críticas, radicais e visão de conjunto no nosso cotidiano.

Autor: Professor Aloíso



Nenhum comentário:

Postar um comentário