quarta-feira, 14 de março de 2018

360º- Morreu Stephen Hawking, o físico a quem pudemos chamar génio; Barreiras Duarte investigado pela PGR e pela Universidade; e a entrevista a Markl

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... morreu Stephen Hawking, o físico que ultrapassou todos os limites, pessoais e científicos, um dos grandes génios dos nossos temposOs filhos anunciaram a morte do pai aos 76 anos como um "grande cientista" e "um homem extraordinário". Uma das suas últimas grandes aparições, em vídeo, foi na Web Summit de Lisboa, em novembro passado, onde deu uma aula surpresa sobre a "nova revolução". Vamos ter ao longo do dia vários artigos sobre o que nos deixa este nome grande da ciência, mas para já pode ler:

Feliciano Barreiras Duarte não se demitiu de secretário-geral do PSD. Apesar da PGR ter reunido elementos para mandar o DIAP de Lisboa abrir um inquérito ao caso da informação falsa no seu currículo e da Universidade Autónoma também estar a avaliar a validade do seu doutoramentopor o ter dispensado das aulas graças a esse falso estatuto de “visiting scholar” da Universidade de Berkeley , o dirigente social-democrata diz que não fez “nada de errado” e que está a ser alvo de uma "campanha ignominiosa". Barreiras Duarte agradece ainda a “confiança reforçada” de Rui Rio.
 
Rio que apesar de ter defendido um "banho de ética na política" desvaloriza todos os casos que têm afectado os seus colaboradores mais próximos. E Barreiras Duarte é já o terceiro sob investigação judicial, depois de Salvador Malheiro e Elina Fraga.


José Mourinho e Paulo Fonseca foram eliminados da Liga dos Campeões. O Manchester United perdeu com o Sevilha em Old Trafford (1-2) depois do empate sem golos em Espanha. Em Roma, o Shakhtar foi derrotado por 1-0 e de nada lhe valeu o triunfo por 2-1 da primeira mão na Ucrânia. A Paulo faltaram “unhas”, Zé tem-nas mas não está para “tocar” nada, resumiu o Tiago Palma. Mourinho foi atacado por todos os media ingleses, mas desenvencilhou-se assim.

Depois do Félix a Gisele. Vêm aí ventos fortes, muita chuva e agitação marítima intensa a partir desta quarta-feira e que podem durar até sexta.

Outra informação relevante

“Ou o PS está a lado dos trabalhadores ou está a encostar-se ao PSD e ao CDS". Jerónimo de Sousa não podia ser mais directo na pressão sobre o Governo: enquanto o primeiro-ministro não avança com a reforma da lei laboral, os comunistas atacam hoje com uma nova leva de projetos de lei sobre... matérias laborais. E vai haver colisão frontal com o PS.

Costa estará bem longe da discussão: em Estrasburgo, a discursar no Parlamento Europeu sobre o “Futuro da Europa”. O Pedro Rainho está a acompanhar a intervenção para ver o que mudou nestes últimos dois anos: desde quando o primeiro-ministro era um crítico que recusava ser "submisso" a Bruxelas, até agora, que defende um regresso aos valores que fundaram a UE.

Marcelo também anda por fora. E disse a Tsipras em Atenas que Portugal “tem uma imprescritível dívida de gratidão para com a Grécia”.

No julgamento da Operação Fizz, foi a vez do juiz Carlos Alexandre testemunhar. Para dizer que tentou demover o ex-procurador Orlando Figueira de aceitar um emprego privado. O nome de Proença de Carvalho também voltou a ecoar na sala.

No combate aos incêndios, o Governo recuou nas exigências e vai gastar o mesmo mas por menos serviços. Segundo o Público, tentará alugar as 40 aeronaves de combate aos fogos que ainda faltam, mas com menos horas de voo, aviões mais baratos e helicópteros mais antigos.

Mas agitação a sério é a que se vive na Casa Branca de Trump. O presidente norte-americano demitiu o secretário de Estado Rex Tillerson e nomeou para chefe da diplomacia o até agora director da CIA Mike Pompeo. O anúncio foi, obviamente,feito no Twitter, poucos minutos depois de Tillerson ter recebido o telefonema fatal. A CNN diz que as saídas podem não se ficar por aqui: David Shulkin, secretário de Estado para os assuntos dos Veteranos, também pode cair.

As análises dos media americanos não podiam ser mais demolidoras. A CNN fala não só de "demissões impulsivas", como também de um "show" de Trump". O New York Times não poupa o próprio Tillerson e compara a Casa Branca a "uma porta giratória sempre a girar provocando um caos constante".

Nas mudanças, a CIA vai ser pela primeira vez liderada por uma mulher. Chama-se Gina Haspel, tem 61 anos, e é uma oficial veterana na agência de espionagem. Pormenor de relevo: supervisionou um programa secreto que submeteu dezenas de terroristas a "interrogatórios selvagens".

Como se não bastasse de polémicas, Trump foi visitar os protótipos do muro junto à fronteira do México e não achou a altura suficiente. Porque acha que todos os imigrantes são... uns "escaladores profissionais".

No caso do ex-espião russo assassinado no Reino Unido há já um verdadeiro conflito diplomático em curso entre Londres e MoscovoVladimir Putin recusou dar explicações a Theresa May, mas ao memo tempo negou quaisquer responsabilidades no caso. A embaixada russa em Londres pediu mesmo um “inquérito conjunto” sobre o envenenamento. Mas cada vez se sabe mais do agente duplo Sergei Skripal e se percebe por que foi envenenado. E até Trump acha que há dedo russo na história.

Para já não há ligações, mas um exilado crítico de Putin foi também encontrado morto em Londres. Nikolai Glushkov, próximo do oligarca Berezovsky, que também já morreu, tinha fugido para o Reino Unido para  escapar à perseguição do regime russo.

Em Espanha, o crime chocante é o do assassínio de Gabriel, a criança de oito anos. Ana Julia, a namorada do pai, confessou ter morto o menino com um machado após uma discussão. Os novos dados da autópsia confirmam que morreu asfixiado e que o golpe é anterior à morte.

Os nossos especiais

Nuno Markl esteve em direto na redação do Observador para uma entrevista sobre tudo e mais alguma coisa no dia de estreia da sua série '1986'. "O Soares e o Freitas eram os Beatles e os Stones”, disse ele ao recordar aqueles anos loucos. O best of em vídeo da conversa pode ser visto aqui. E o resumo em tweets aqui.

Mariano Gago quase dispensa apresentações. Quatro anos como ministro, director-geral do Ensino Superior, presidente do Conselho Nacional da Educação e este ano de novo presidente do Conselho Estratégico da Futurália, sabe como poucos falar do ensino em Portugal. Foi o que fez na entrevista à Ana Kotowicz, recordando a sua experiência no Governo: “Ser ministro não é ter vida de luxo, é de loucos”.


A nossa opinião

  • Maria João Avillez escreve sobre a morte de uma amiga: "Quando se alcança que não foi senão “isso”que fez a essencialidade constitutiva de alguém que partiu há que trazê-lo de volta. Fazendo dele um morto de todos, em vez de apenas nosso. Meu".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve sobre a polémica Passos Coelho-professor do ISCSP: "A não ser dizendo que ser primeiro-ministro nada tem a ver com Administração Pública ou Políticas Públicas, não vejo como alegar que Passos não tem currículo profissional para ser professor convidado".
  • Miguel Pinheiro escreve sobre a ambição do CSD ultrapassar o PSD: "Assunção Cristas quer revolucionar a direita, mas não tem condições para isso. É difícil que alguma coisa mude se o PSD não colapsa nem o CDS rompe. Um não é o PASOK e o outro não é o Ciudadanos".
  • Maria João Marques escreve (de novo) sobre o ódio ideológico, a propósito de Nadia Piazza: "Vou-me abster de qualificar uma pessoa que escreve assim sobre uma mãe que perdeu o filho naquelas circunstâncias trágicas. De resto seria só mais um caso de ódio fulminante de uma tuiteira socrática".
Notícias surpreendentes
entrevista intimista de André Gomes sobre a terrível experiência pessoal que está a viver em Barcelona comoveu os dirigentes do clube. O treinador da equipa catalã, Ernesto Valverde, diz que foi "um acto de valentia"

Há mais um caso de assédio denunciado em Hollywood. Lynda Carter, a atriz que fez de 'Super-Mulher',  falou pela primeira vez sobre os episódios que sofreu durante as gravações da antiga série televisiva.

Maag traz revelações sobre a icónica série 'Guerra dos Tronos'. Spoiler alertvão morrer algumas personagens-chave. Mentalize-se, que ainda falta um ano para o regresso.

Nos cinco anos do Papa Francisco como líder da Igreja Católica não faltam momentos memoráveis. A Marta Leite Ferreira escolheu 19 fotos incontornáveis e este vídeo mostra cinco das situações mais surpreendentes.

Hoje haverá muito mais informação ao longo do dia no Observador: entre as reações e os textos sobre o legado de Stephen Hawking, as polémicas que marcam a atualidade e histórias surpreendentes. Como sempre, é só clicar

Boa quarta-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário