quarta-feira, 14 de março de 2018

Na Biblioteca Municipal de Cantanhede Teatrão apresentou espetáculo “Terra Torga”




Cerca de 60 pessoas assistiram ao espetáculo teatral Terra Torga, no passado dia 10 de março, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede. A peça foi idealizada e representada pelo grupo Teatrão – Oficina Municipal de Teatro, de Coimbra, onde é abordada a obra de Miguel Torga, escritor bastante importante na literatura nacional e autor de leitura obrigatória na disciplina de Português, no 7º ano.

O Teatrão define a peça Terra Torga como “uma viagem. Uma viagem que fazemos guiados por Torga, escritor ímpar no panorama da nossa literatura e pelas suas palavras aos nossos locais de eleição, às nossas memórias de infância e aos nossos sonhos”. O grupo de teatro continua, afirmando “neste caminho partilhado evocamos paisagens e tradições do nosso país ao mesmo tempo que contamos algumas das histórias do universo deste autor, de uma forma não narrativa e em que o corpo e o corpo em movimento se apresentam como protagonistas e construtores de vários pequenos momentos, em que não há uma linha única de interpretação, mas antes a total liberdade de quem vê para construir as suas próprias histórias e deixar – se envolver neste ambiente quase sonhado”. A companhia conclui “este espetáculo encontra – se assim num lugar de fragilidade, onde procuraremos o nosso Reino Maravilhoso, aquele sitio, que sendo obrigatoriamente diferente para cada um, é o sítio da respiração livre e dos dias felizes”.
Após a apresentação de Terra Torga foi realizada uma oficina, onde os mais novos puderam trocar opiniões com os atores sobre suas experiências de vida e efetuaram jogos didáticos.
A iniciativa está inserida no Festival de Artes Performativas, que se encontra a decorrer na região de Coimbra e resulta de uma parceria entre diversos municípios, com especial destaque para Cantanhede, Coimbra, Condeixa, Figueira da Foz, Mira, Soure e Tábua.
Esta é a primeira edição deste Festival que apresenta diversos espetáculos, em que atores tem como ponto de partida a importância dos livros, na essência das palavras escritas por autores portugueses, para as representar de múltiplas formas de expressão cultural, com especial destaque para a dança e o teatro.
Os atores Aldara Bizarro, Ainhoa Vidal, Marina Nabais, Leonor Barata e o Teatrão irão continua a divulgar as suas criações pelos teatros e bibliotecas da região.

Sobre o Teatrão
O Teatrão é uma companhia profissional de teatro fundada em 1994, e que desde 2010 apresenta o estatuto de instituição de utilidade pública. A partir da sua fundação os seus projetos são desenvolvidos na cidade de Coimbra, mantendo até 2001 uma atividade regular e quase exclusiva na área do teatro para a Infância, data a partir da qual decidiu alargar a sua ação a um público mais heterogéneo – o adolescente e adulto - com quem tem estabelecido um diálogo contínuo, muito próximo.
O Teatrão tem apresentado peças de autores clássicos e modernos, escolhidos de acordo com os temas das temporadas, e produzido textos inéditos, em especial para a infância e juventude. A atividade da companhia tem hoje três facetas - a criação de espetáculos de teatro próprios, a apresentação de espetáculos de música, dança e teatro produzidos por outros, e a formação nas áreas do teatro e da expressão dramática -, centrando-se sempre no levantamento de questões que encontramos urgentes: a construção de referências, o diálogo com o imaginário, a fronteira entre realidade e ficção e a potência criativa do conflito tradição/inovação, são exemplos de temas que, articulados entre si, nos conduzem a propor uma discussão maior, a do mundo em que vivemos hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário