quarta-feira, 14 de março de 2018

MUNDO Morreu Berry Brazelton, o médico que revolucionou a pediatria

O pediatra, cientista e perito norte-americano em desenvolvimento infantil T. Berry Brazelton morreu na quarta-feira, anunciou o Centro Internacional com o seu nome.

"É com profunda tristeza que compartilhamos a notícia de que nosso estimado colega e amado amigo e mentor, T. Berry Brazelton, morreu nesta manhã, 13 de março de 2018. O mundo perdeu um verdadeiro herói para bebés, crianças e famílias", refere o Centro Brazelton no seu site na internet.

Berry Brazelton, autor da obra "O Grande Livro da Criança", traduzida em Portugal, era professor emérito de pediatria na Harvard Medical School e foi um dos clínicos e defensores mais influentes em pediatria e em desenvolvimento infantil da era moderna.

Brazelton foi criador do conceito touchpoints, que consiste numa abordagem teórica e prática de um modelo de desenvolvimento perspetivado em momentos-chave focado no bebé e criança e centrado na família.

Este conceito, enquanto modelo filosófico que explica o desenvolvimento humano, modificou o modo de intervenção dos profissionais envolvidos com a criança, enquanto educadores que aprendem a privilegiar, assumidamente, a relação bebé-família, segundo o site da Fundação Brazelton/Gomes Pedro.

No fundo, defendem que "para alcançarem melhores resultados, as crianças precisam de ter pais convictos das suas competências e capacidades".

Lusa | SICNOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário