terça-feira, 20 de março de 2018

360º Sarkozy detido; investigados pagamentos do saco azul do GES a Mexia e Pinho; e José Silvano, o autarca que colocou 3 cartazes à beira da estrada

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Nicolas Sarkozy foi detido por suspeitas de financiamento ilegal da sua campanha em 2007 e deve ser interrogado nas próximas horas. A investigação ao ex-presidente francês já decorria desde 2013 e envolve várias ligações a dinheiro oriundo da Líbia então liderada por Khadafi, como conta o Le Monde. Este é um tema que vamos seguir ao longo do dia.  

Os advogados de Donald Trump estão a tentar controlar a conversa que vai ter com o procurador especial Robert S. MuellerCom medo do que possa dizer Trump num interrogatório de horas, entregaram documentos com a descrição detalhada de momentos chave que estão a ser investigados sobre as ligações à Rússia, segundo o Washington Post. Até porque é impossível controlar um presidente que todos os dias surpreende: agora veio defender a pena de morte para traficantes de droga.

Antonio Salvador (é mesmo sem acento) está a ser acusado de inventar um prémio literário que enganou brasileiros e portugueses. Os jornais do Brasil falam de uma fraude de 200 mil euros. Mas o Bruno Horta falou com Júlio César Pereira (o seu verdadeiro nome) que garante que o Babel Book Award, atribuído pela Fundação Weltsprachen, existe mesmo e este ano é dedicado à produção inédita de não ficção em língua portuguesa.

A nova taxa sobre a Uber e outras plataformas de transportes online ainda não foi aprovada e já levanta dúvidas sobre a sua legalidade e constitucionalidadePrevê que o regulador dos transportes actue como fisco na liquidação e cobrança do imposto.

O Novo Banco emprestou 18 milhões de euros à Sporting SAD. Segundo o Correio da Manhã, será este o investidor-fantasma da sociedade leonina de que falou Bruno de Carvalho.

O Estado não tem dados sobre a violência policial e maus-tratos nas prisões. O Comité para a Prevenção da Tortura e Tratamentos Desumanos do Conselho da Europa pediu estas estatísticas à PGR, que não as recebeu, e a PGR remeteu para o Ministério da Justiça, que também nada tem, conta o DN.

A 3ª. Gala das Quinas de Ouro da Federação Portuguesa de Futebol deu prémios e revelou as camisolas da seleção para o Mundial na Rússia. A cerimónia ficou marcada por apelos de paz no futebol português, o maior  vindo do próprio Presidente da República. Mas a figura em destaque foi Ronaldo: eleito melhor jogador, pediu aos media que não apagassem o "momento bonito" que vive com "notícias falsas". Referia-se à história de que tinha oferecido um cheque em branco para escapar à acusação de fraude fiscal em Espanha.




Outra informação relevante

O Ministério Público está a investigar pagamentos do saco azul do GES a António Mexia e a Manuel Pinho. Os procuradores querem contornar os obstáculos que o juiz Ivo Rosa tem colocado à investigação e vão recorrer a Carlos Alexandre para recolher novos dados. Em causa está um alegado favorecimento dado por Pinho, no Governo de Sócrates, de cerca de 1,2 mil milhões de euros. As provas podem estar nos autos quer do caso BES/GES quer nos da Operação Marquês, conta o Luís Rosa.
Rui Rio indicou José Silvano para substituir Feliciano Barreiras Duarte como novo secretário-geral do PSDFoi ele quem coordenou o negócio secreto entre os partidos sobre o financiamento partidário e levou Elina Fraga para o PSD. Mas Silvano diz não ter receio de "não passar" no Conselho Nacional, onde precisa de maioria. Depois de 16 anos à frente da Câmara de Mirandela, o autarca ganhou notoriedade ao colar três cartazes à beira da estrada contra o poder central e a atacar Sócrates. 

Sócrates que, sem contestação conhecida, volta à Universidade para falar sobre a crise pré-troika. A conferência acontece esta quarta-feira e é organizada pelo núcleo de estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Conta com os apoios da Universidade, da Faculdade de Economia e ainda das públicas RTP e Antena 1.

No caso dos vistos Gold, o Ministério Público acusou o ex-ministro Miguel Macedo de quatro crimes, que lhe podem valer uma pena suspensa de cinco anos. O Pedro Rainho explica o que está em causa.

Já no julgamento da Operação Fizz, Proença de Carvalho prometeu esclarecer em tribunal todas as dúvidas. Em entrevista à TVI 24, o advogado garantiu nunca ter tido nenhum contacto directo com o ex-procurador Orlando Figueira.

Mudando dos casos da Justiça, para o grave surto de sarampo, que continua a crescer. A esta hora, há 145 casos suspeitos e 53 confirmados. O ministro diz contudo que "não há motivo para preocupação".

Os sindicatos de médicos agendaram uma greve conjunta para os dias 8, 9 e 10 de maio. Entre as reivindicações estão a redução da lista de utentes por médico de família e a diminuição das horas de serviço de urgências.

O Reino Unido e a União Europeia chegaram finalmente a acordo sobre o BrexitDurante o período de transição de dois anos, os britânicos vão continuar a aplicar todas as regras da UE, mas deixam, logo que a saída ocorra, de ter qualquer direito de voto sobre decisões europeias. Theresa May mostrou-se satisfeita. Mas continua sob críticas.

Os carros autónomos causaram o primeiro atropelamento mortalUm carro sem condutor ao serviço da Uber atingiu uma mulher no Arizona que acabou por morrer. A empresa cancelou todos os testes em curso.

O Facebook suspendeu a conta do ex-funcionário da Cambridge Analytica que expôs a empresaChristopher Wylie revelou que foram utilizados os dados de 50 milhões de perfis daquela rede social para ajudar a campanha de Trump. O Facebook já desvalorizou mais de 6% com o escândalo, segundo o Wall Street Journal. E a crise está para durar.




Os nossos Especiais

O 'Império Avillez´ acaba de se estender ao 14º. restaurante. O Diogo Lopes conversou com o chef português sobre os bastidores do crescimento e sucesso que tem alcançado."Há seis anos e meio, antes de abrirmos o Cantinho em Lisboa (o primeiro grande projeto depois do take-away), éramos 12 pessoas. Hoje somos mais de 500..."




A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre a mediocridade nacional: "Os partidos, mas também as universidades e outras instituições, não são capazes de uma verdadeira selecção. Aqui, uma pessoa não é apenas promovida até ao nível da sua mediocridade – vai mais além".
  • Jaime Nogueira Pinto escreve sobre os 100 anos de Champalimaud: "António Champalimaud nasceu há cem anos. O seu modo frontal contrastava com um meio de gente prudente até à paralisia de voz e gesto, sempre em cima do muro, a ver para que lado dava jeito cair".
  • Paulo de Almeida Sande escreve sobre ética: "Porque aceitam tantos cidadãos menos admiráveis assumir cargos públicos sabendo haver na sua vida pecados, erros grosseiros, transgressões ou crimes que a qualquer altura os exporão à pública censura?". 
  • Laurinda Alves escreve sobre a lógica "ou-ou": "As ideias de cada um são preciosas para cada um, mas não são toda a realidade nem são as únicas ideias válidas ou boas. Além disso a natureza humana é complexa e ninguém é só uma coisa “ou” só outra".
  • José Milhazes escreve sobre as eleições russas: "Como afirmou Putin, garantida que está a defesa e a segurança do país, é boa altura para melhorar as condições de vida dos seus concidadãos, para fazer com que a Rússia não seja temida, mas respeitada".
  • Fernando Leal da Costa escreve o Serviço Nacional de Saúde: "Temos um Governo que é mãos largas de manhã e forreta depois do almoço. Uma desbragada austeridade disfarçada pela propaganda sobre um aumento do poder de compra que não chegou aos doentes nem ao SNS".
 


Notícias surpreendentes

Dois rankings que vale a pena ter em conta. O das 10 cidades mais caras do mundo (e as 10 mais baratas); e o das cidades com melhor qualidade de vida, em que Lisboa aparece em 38º. lugar, mas acima de Paris, Londres e Madrid.

A censura do Facebook chegou a mais uma grande obra de arteo quadro a "Liberdade que guia o povo", símbolo francês do século XIX, pintado por Delacroix, foi apagado de um post por ter o peito à mostra. Mas nem uma estátua de 25 mil anos já escapou a este lápis azul moderno: ora veja o vídeo.

A "Miranda" do "Sexo e a Cidade" quer ser governadora de Nova Iorque. Cynthia Nixon anunciou através do Twitter que vai entrar na corrida eleitoral do Partido Democrata para o cargo.

Uma história realmente surpreendenteJean-Pierre Adams tem 70 anos e é casado com Bernadette há 47. Detalhe terrível: o antigo jogador do Nice e do PSG está em coma há 40 anos, desde 1982, e ela só tem medo de morrer primeiro que ele.

Outra grande história: a National Geographic faz capa com as gémeas 'milagre' que desafiam todas as teorias raciais (e não são as únicas)Marcia e Millie são filhas de mãe inglesa e pai de ascendência jamaicana e são parecidas em tudo menos na cor da pele: uma é branca e outra é negra. Por isso a revista as escolheu para uma edição toda dedicada ao racismo.

Está feito o resumo da manhã noticiosa e do mais relevante que se passou ontem. Agora é só passar pelo Observador, onde já estamos prontos para mais um dia de muita atualidade, hoje marcada pela detenção de Sarkozy

Boa terça-feira (embora com a notícia triste de que morreu o último rinoceronte branco-do-norte macho do mundo
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário